ATUALIDADE | Visita à freguesia da Feteira, no segundo dia da visita oficial do Bloco ao Faial
No segundo dia da visita oficial ao Faial, a Representação Parlamentar do Bloco de Esquerda Açores foi fazer uma visita à freguesia da Feteira, para procurar conhecer melhor as questões relacionadas com a proteção da orla costeira desta freguesia.
Recorde-se que em outubro de 2019, a freguesia da Feteira foi uma das localidades faialenses mais afetadas pela passagem do Furacão Lorenzo., colocando em risco terrenos particulares, habitações e infraestruturas de uso coletivo, como é o caso da igreja.
António Lima, deputado do BE/Açores, referiu que “sendo a freguesia da Feteira uma freguesia com uma orla costeira muito baixa fica mais sujeita à erosão e ao efeito das tempestades”, e como tal “existe uma clara necessidade de reforçar a proteção desta zona”.
O deputado alertou também para o facto de a pressão sob a orla costeira ser cada vez maior, uma vez que as alterações climáticas levam a que a intensidade das tempestades aumente, e daí ser fundamental proteger as construções e atividade humana existentes nesta freguesia.
“É de lamentar e preocupante, que desde 2019, não tenha havido uma intervenção de fundo nesta zona”, disse António Lima, acrescentando ainda que “com o passar dos anos a degradação aumenta e cada vez se torna ais urgente intervir”.
Para o Bloco, não existindo ainda um projeto para proteger a orla costeira da Feteira, é fundamental que o governo regional comece desde já a realizar os estudos necessários para que rapidamente se faça essa proteção, de forma a preservar o património edificado.
Além disso, o deputado referiu que só com esta proteção da costa “poderá também haver um melhor uso fruto das zonas aqui adjacentes, que podem ser aproveitadas do ponto de vista balnear e do lazer”, no entanto, “sem descurar o ponto de vista ambiental”.
Por fim, António Lima ressalvou que a mitigação dos efeitos das alterações climáticas não só passa pelo papel de cada um de nós, mas que também é fundamental garantir que existe uma proteção no sentido de que haja o mínimo de danos causados por estas alterações.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU