ATUALIDADE | José Manuel Bolieiro lembra potencialidade de territórios rurais para a sustentabilidade
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assinalou hoje a potencialidade dos territórios rurais, nomeadamente os ligados à economia do vinho, na consistência de uma sustentabilidade “ambiental, económica e social”.
“Aqui na Madalena temos este exemplo de como o improvável, fruto de uma atividade humana laboriosa a favor da sobrevivência e de uma geração de identidade, tornou possível esta referência icónica e distintiva, que confere uma narrativa à economia do vinho”, realçou o governante.
José Manuel Bolieiro falava na Madalena do Pico, na conferência europeia “Desafios e potencialidades dos territórios rurais”, que por estes dias atravessa diversas ilhas dos Açores.
“Gostaria de associar, com profunda convicção política e estratégica, estes desafios e potencialidades dos territórios rurais com a ideia do desenvolvimento sustentável, uma causa das Nações Unidas”, vincou também o Presidente do Governo.
José Manuel Bolieiro valorizou ainda a evolução do prestígio e da qualidade dos vinhos dos Açores, em concreto do Pico, destacando ainda a “narrativa do valor da geografia, da ruralidade” e a “relação positiva com a natureza”.
“Temos uma estratégia política de desenvolvimento dos Açores como destino turístico que passa pela sustentabilidade. Aqui no Pico, temos vinho único no mundo: o que se faz aqui não se pode fazer em mais lado nenhum”, concretizou.
A conferência europeia junta nos Açores representantes de algumas das mais importantes associações do setor vitivinícola e enoturístico da Europa, promovendo uma reflexão sobre as potencialidades e desafios que se colocam aos territórios rurais.
Estão a marcar presença neste encontro oradores e participantes oriundos de Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia.
GRA/RÁDIOILHÉU