REGIÃO | PSD/Açores exorta República a “avançar rapidamente” com substituição de cabos submarinos
O deputado do PSD/Açores Flávio Soares exortou o Governo da República a “avançar rapidamente” com o processo de instalação do novo sistema de cabos submarinos de fibra ótica que ligará o Continente aos Açores e à Madeira, num investimento superior a 154 milhões de euros.
“Para nós, é urgente que este processo avance rapidamente, sem mais atropelos ou atrasos”, afirmou.
O parlamentar social-democrata interveio a propósito de uma petição sobre o assunto na Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta.
Flávio Soares considerou “o que está em causa é demasiado para não avançarmos e até podemos perder o financiamento do Connecting Europe Facility (CEF) se não dermos seguimento [ao processo]”.
O deputado admitiu tratar-se de “um processo que vem tarde, é certo, mas que não pode parar, senão corremos o risco de ficarmos isolados do mundo, em termos de comunicações, até porque decorre já o contrato de fornecimento do novo sistema”.
E lembrou que, “o Governo Regional, ao contrário do que se tentou e alguns continuam a tentar fazer transparecer, não ficou de braços cruzados”.
“O Governo Regional pôs mãos à obra na defesa dos Açores e dos açorianos e apresentou um conjunto de mais-valias para a concretização urgente deste projeto e manifestou ainda preocupações que nunca foram garantidas, desde a segurança ao prazo de execução do projeto”, frisou.
Flávio Soares destacou que quer o Governo Regional, quer o grupo Parlamentar do PSD/Açores, “foram alertando para a necessidade de substituição do sistema de cabos submarinos de fibra ótica, ao longo de vários anos”.
“No mesmo sentido, os deputados do PSD à Assembleia da República eleitos pelos Açores denunciaram e manifestaram a necessidade da concretização da substituição o mais rápido possível, alertando para o fim da vida útil que termina este ano de 2024”, disse.
Já os deputados do PS/Açores à Assembleia da República “pouco ou nada fizeram. Aliás, fizeram sim, colocaram, uma vez mais, os interesses partidários e a defesa do Governo do PS à frente dos interesses dos Açores e da defesa intransigente que os Açores merecem”, sublinhou.
“Queremos avançar, em prol dos Açores”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU