AGENDA | Dia Mundial de Consciencialização do Autismo assinalado em Ponta Delgada com arte e literatura
O dia 2 de abril é mundialmente conhecido por consciencializar a sociedade em geral para o espectro do autismo, uma realidade cada vez mais presente no mundo de hoje. A partir de uma ideia de Andrea Moniz de Souza, membro de um grupo informal de mães de crianças autistas e presidente da Associação de Emigrantes dos Açores (AEA), a livraria Letras Lavadas e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Autismo – Açores (APPDA-Açores) irão dinamizar no próximo dia 2 de abril, um momento de hora do conto seguido de uma atividade plástica com pinturas. Na ocasião, será partilhada a história de um livro realizado pela própria APPDA-Açores, em parceria com a Federação Portuguesa de Autismo, de nome Os quatro inseparáveis. Este livro integra o projeto Ler & Incluir, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação.
O evento realizar-se-á a partir das 10h00, naquela livraria, situada no Largo da Matriz, em Ponta Delgada.
Não só um grupo de utentes da APPDA-Açores assistirá e participará no evento, mas também outras crianças neurotípicas, com o intuito de incluir e aproximar todas as crianças, independentemente das suas condicionantes.
No entanto, e por uma questão de limitações de espaço, as inscrições são limitadas. Desta forma, os interessados em participar nesta iniciativa devem contactar diretamente a livraria Letras Lavadas para o efeito, através do e-mail livraria@letraslavadas.pt ou pelo número de telefone 296283113.
A APPDA-Açores é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, com sede no concelho de Ponta Delgada, que tem como principais objetivos, por exemplo, apoiar a investigação da etiologia, fenomenologia e terapêutica das perturbações do desenvolvimento e do espectro autista, colaborando com todas as pessoas e instituições interessadas e promover a formação e a educação das pessoas com perturbações do desenvolvimento e do espectro autista, visando a sua integração escolar e social.
O Dia Mundial de Consciencialização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Esta data tem o intuito de alertar a sociedade para esta problemática, sendo que muitas pessoas ainda não compreendem o que é a Perturbação do Espectro Autista (PEA). Entender essa perturbação é a chave para o fim do preconceito e
da discriminação que cercam as pessoas com PEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.
No dia 2 de abril também se celebra o Dia Internacional do Livro infantil, uma secção da literatura muito acarinhada por muitas famílias, escolas e instituições que se preocupam em promover hábitos de leitura e de escrita na vida de todas as crianças e pessoas de qualquer idade.
LL/RÁDIOILHÉU