ÚLTIMAS

REGIÃO | Deputada do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira, visita os Açores

584views

A deputada do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira, na sua visita de três dias a algumas ilhas dos Açores, reuniu com instituições e fez diversos contatos com trabalhadores, com micro, pequenos e médios empresários e com a população em geral.

No dia 21 março, reuniu com a Associação dos Agricultores da Ilha do Pico, para recolher informação de primeira mão acerca da situação atual do sector na ilha. A questão do aumento dos custos dos fatores de produção (energia, adubos e fertilizantes, combustíveis) foi incontornável, bem como a do aumento das taxas de juro, que é um enorme problema para os agricultores que contraíram empréstimos.

Sandra Pereira salientou a necessidade de reversão das taxas de juro pelo BCE, à qual os deputados do PCP têm dado voz no Parlamento Europeu, bem como a de rendimentos justos à produção. Referiu ainda a criação de um POSEI – transportes, medida que o PCP tem proposto e defendido no Parlamento Europeu, para que o impacto da insularidade seja atenuado,

No concelho das Lajes do Pico e na Madalena, em contacto com trabalhadores e a população, as questões mais focadas foram os baixos salários e o aumento do custo de vida, mas também a escassez de serviços públicos, nomeadamente da saúde, que a insularidade agrava.

A deputada reafirmou o compromisso do PCP de continuar ao lado dos trabalhadores e das populações na luta por uma vida melhor, pois é possível uma vida melhor, com o aumento geral dos salários e das pensões, com a fixação e controlo do preço dos bens essenciais, reprimindo a especulação da grande distribuição, e com o reforço dos serviços públicos.

No dia 22 de março em contactos com micro, pequenos e médios empresários e população no mercado da cidade da Horta, entre as diversas questões colocadas destacou-se a falta de apoios à produção, para que se possa continuar a cultivar os produtos agrícolas que fazem parte da mesa dos açorianos.

Os clientes referem a falta de poder de compra, já que os salários e pensões são demasiado baixos para fazer face a todas as despesas.

A deputada defendeu a valorização dos salários e das pensões, compromisso de sempre do PCP. É igualmente necessário apoiar os mercados, que deveriam servir para promover a pequena agricultura e a agricultura familiar e o seu modo de produção sustentável.

Na escola Secundária Manuel de Arriaga, alunos e professores receberam a deputada do PCP no PE, Sandra Pereira, para uma sessão sobre o funcionamento do Parlamento Europeu e as linhas de intervenção do PCP. 

Foi uma sessão muito participada, onde a deputada teve também a oportunidade de saudar o Dia Nacional de Estudante, a 24 de março, e de salientar a importância do 25 de Abril na construção da escola pública e democrática.

Numa reunião com a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA), na Horta, falou-se dos constrangimentos ao exercício da atividade e dos apoios necessários. Foi referido que as quotas para a pesca do atum e de outras espécies não está adequada à realidade, tendo em conta o esforço de pesca na Região, que difere o de outros países pela sustentabilidade das artes praticadas. Outra preocupação prende-se com o aumento das áreas marinhas protegidas sem os devidos apoios para a Região.

Sandra Pereira, defendeu a valorização deste sector produtivo e dos seus profissionais, referindo a intervenção do PCP no PE. E também aqui, salientou a necessidade de um POSEI – Transportes, para que o impacto da insularidade fosse atenuado, e comprometeu-se a manter essa medida na ordem do dia até ser aprovada.

No dia 23 de março, nas ruas de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, a deputada Sandra Pereira contactou com comerciantes e populações. A falta de poder de compra foi um dos temas de conversa. Os baixos salários, que mal dão para a habitação, a alimentação e outras despesas indispensáveis, estão a asfixiar as famílias. A deputada salientou que há alternativas a estas políticas de exploração e empobrecimento: políticas que valorizem os salários e as pensões, que tomem medidas para o controlo e fixação dos preços dos bens essenciais, que garantam o direito à habitação, desde logo revertendo as taxas de juros impostas pelo BCE e congelando as rendas. O compromisso do PCP é estar, nesta luta, ao lado dos trabalhadores, das populações e dos micro, pequenos e médios empresários, porque é possível, e necessário, que se tenha uma vida melhor!

CDU/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.