Os índices de Wall Street terminaram a sexta-feira de forma flat. O SP500 perdeu apenas 0,14% para 5230 pontos, e o Nasdaq 100 ganhou 0,10% para 18340 pontos.
Os índices da Ásia e do Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista esta madrugada. O KOSPI caiu 0,18%, o S&P/ASX 200 subiu 0,40% e os índices chineses estiveram a valorizar cerca de 0,10%. O Nikkei japonês recuou 1,16%, mas ainda permanece acima dos 40000 pontos.
Calendário económico desta semana
A semana passada foi excecionalmente agitada nos mercados devido às várias publicações macroeconómicas importantes e às decisões dos bancos centrais. Esta semana será menos intensa, dando tempo aos investidores para analisarem estes dados com mais atenção. Hoje, não há publicações importantes agendadas, exceto os dados sobre as vendas de casas novas nos EUA.
Nos próximos dias, conheceremos os dados de março sobre o sentimento do consumidor, de acordo com o Conference Board, que deverá aumentar ligeiramente em comparação com o mês anterior. No mesmo dia, terça-feira, teremos também dados sobre as encomendas de bens duradouros dos EUA para fevereiro.
Na quinta-feira, será publicado o relatório final sobre o PIB dos EUA para o último trimestre de 2023. Até agora, tivemos duas publicações preliminares no final de janeiro e fevereiro. Os dados preliminares do PIB anualizado para o 4.º trimestre de 2023 revelaram um crescimento de 3,3% e de 3,2% nas publicações subsequentes. O consenso para a publicação final pressupõe a manutenção dos dados preliminares em 3,2%.
Em Portugal, na sexta-feira a Fitch decidiu manter inalterado o rating da dívida pública nacional. A agência argumentou que a incerteza política foi um dos fatores que pesou na decisão.
Ainda assim, a decisão não teve qualquer tipo de impacto no mercado secundário, depois das yields a 2 e 10 anos terem recuado apesar da decisão da agência de manter o rating.