SÃO JORGE | Programa do Governo aposta em “aumento sustentado do rendimento dos agricultores”
O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira destacou esta quinta-feira a aposta do Programa do XIV Governo Regional no “aumento sustentado do rendimento dos agricultores” açorianos.
Paulo Silveira, que falava na Assembleia Legislativa dos Açores, felicitou o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM pelo Programa, por “continuar as boas medidas na área da Agricultura, adequando-se às necessidades e legítimas reivindicações de quem produz o que comemos”.
Segundo o parlamentar social-democrata, o documento demonstra também o empenho no “aumento sustentado do rendimento dos agricultores, particularmente para o acesso dos jovens à economia rural”.
Além disso, aposta “no apoio à melhoria da competitividade das agroindústrias e da comercialização dos produtores agrícolas, pecuários e florestais certificados e em mercados de elevado valor comercial”, vincou.
A proposta visa ainda a prossecução da estratégia “da progressiva autonomia alimentar local, em determinadas fileiras, principalmente nas ilhas de menor dimensão, mais sujeitas a intempéries que possam colocar em causa o seu abastecimento”.
Segundo o deputado do PSD/Açores, o Executivo pretende igualmente manter a “aposta na requalificação das explorações, em particular a produção de leite e de carne em pastoreio, com recurso à excelência da produção forrageira de pastagens e à agricultura biológica”.
O Governo da Coligação PSD/CDS/PPM irá “manter os apoios de 80% para a aquisição de sementeiras de milho e sorgo, promovendo a autossuficiência alimentar da Região, numa política de continuidade reconhecida pelos agricultores e que o PS sempre criticou”, indicou Paulo Silveira.
Uma coisa é certa, para o parlamentar social-democrata, o Programa do Governo é “plural e ambicioso, procurando chegar às várias particularidades que o setor enfrenta, tornando-o mais pujante e autónomo”, rematou.
Paulo Silveira acrescentou que a Agricultura constitui “um contributo fundamental” no âmbito da produção, indústria e transformação, exportação e emprego, enquanto que, no campo social, se pauta “pela sua importância na coesão regional, no desenvolvimento das comunidades mais rurais e fomento de emprego e capacidade empreendedora”.
“A Agricultura permite preservar e conservar as zonas rurais e florestas, assim como criar condições distintivas da identidade Açores nos produtos agroalimentares, valorizando-os”, disse, apontando a título de exemplo o Queijo de São Jorge.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU