O deputado do PSD/Açores Flávio Soares destacou ontem as propostas do XIV Governo Regional para as áreas da Ciência e Tecnologia, bem como as medidas do Executivo para a Universidade dos Açores (UAc).
“Foi com o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM que houve aumentos de verbas para tripolaridade da UAc e para projetos de investigação”, pelo que se estranha que “o Partido Socialista nada tenha dito na sua intervenção sobre a academia açoriana”, afirmou na Assembleia Legislativa dos Açores, durante o debate do Programa do XIV Governo Regional.
Segundo o parlamentar social-democrata, nos últimos três foram investidos na Universidade dos Açores cerca de cinco milhões de euros para o apoio à tripolaridade e ao desenvolvimento de projetos de investigação de interesse para a Região.
Para Flávio Soares, “a Ciência e a Tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento sócio económico do país ou de uma região como os Açores”.
Para o deputado do PSD/Açores, “o Programa do Governo incentiva a Ciência, a Inovação e a Tecnologia, promovendo um desenvolvimento sustentável que beneficie todos os açorianos, em todas as ilhas”.
Por outro lado, o parlamentar social-democrata referiu que o Programa do Governo prevê que continuem a ser atualizados os apoios à academia açoriana, acrescentando que este trabalho de continuidade contrasta com o “abandono” a que os socialistas votaram este setor no período em que eram governo.
“Foi o Partido Socialista que, continuamente, nos últimos 24 anos, deixou a Ciência, a Investigação e os investigadores ao abandono. Foram 24 anos sem qualquer medida para esta classe e os próprios reconhecem isso”, apontou.
“Nós temos uma estratégia. Temos um plano. Temos uma visão. Continuar, sim. Continuar aquilo que foi bem feito nos últimos três anos”, concluiu Flávio Soares.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU