A segunda edição do concerto “Sons no Tempo”, produzido pelo trio Origens em colaboração com o Museu Carlos Machado, decorrerá no próximo Domingo, dia 17 de Março, pelas 15:00, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado (Igreja do Colégio dos Jesuítas), sendo um evento de entrada livre.
O trio Origens, constituído por Carolina Constância no Violino, César Carvalho no Violão e Rafael Carvalho na Viola da Terra, juntou-se em 2016 para trabalhar a música tradicional Açoriana, e não só, numa abordagem mais actual e num contexto sonoro diferente sem esquecer, no entanto, a sua essência.
O álbum “Sons no Tempo” é o primeiro trabalho musical do Trio, apresentado em Outubro de 2020, em altura de enormes restrições devido à Pandemia. Nele, apresentam-se modas do Cancioneiro Açoriano e do Cancioneiro da Beira Baixa, mas também temas do “Fado”, música de Carlos Paredes, temas originais de compositores Açorianos e música Irlandesa, com arranjos muito próprio trio.
Em 2023 o Trio organizou, em colaboração com o Museu Carlos Machado, a primeira edição do concerto “Sons no Tempo” com repertório do seu primeiro álbum e estreou novos arranjos de modas tradicionais Açorianas bem como o seu primeiro original.
“Sons no Tempo” são sons que vão acompanhando as vivências diárias. Não são estanques, renovam-se!
Por esse motivo, na segunda edição deste evento, o Trio Origens contará com convidados para partilhar o palco: Escola de Violas da Fajã de Baixo, Ana Paula Andrade ao Piano e Pedro Andrade na Percussão. Pelo meio, o Trio apresentará alguns novos arranjos e originais que tem vindo a trabalhar. No concerto serão também assinalados os 50 anos da Revolução de Abril, com temas de Zeca Afonso.
VTAJ/RÁDIOILHÉU