O Presidente da Câmara Municipal da Horta anunciou que têm início na próxima segunda-feira os trabalhos de alargamento da via no Caminho Fundo, para subsequente construção de muros e pavimentação da estrada.
A informação foi transmitida na sessão solene evocativa do Dia da Freguesia da Matriz, que se realizou no Teatro Faialense, ocasião em que o edil declarou que o Município tem vários projetos em desenvolvimento que envolvem a freguesia central da cidade, designadamente nas áreas da habitação, rede viária e regeneração urbana.
Carlos Ferreira salientou a missão de serviço público dos autarcas, enquanto “políticos de proximidade”, destacando o exemplo do Presidente da Junta de Freguesia da Matriz, Laurénio Tavares, que “será provavelmente o autarca açoriano há mais tempo em exercício de funções autárquicas ininterruptamente, com 42 anos consecutivos no desempenho de diferentes funções”.
“A proximidade e envolvência da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, ouvindo, acompanhando e trabalhando para resolver os problemas das pessoas, é a única forma de estar na gestão local do interesse público”, defendeu.
A finalizar, o edil fez ainda menção de que o dia 8 de março é também o “Dia Internacional da Mulher”, e deixou uma palavra de agradecimento a todas matricenses, e a todas as mulheres do Faial, pelo seu trabalho em prol de uma sociedade melhor, mais democrática e solidária, nos diversos papéis que desempenham.
Para além dos discursos oficiais, a sessão solene contou com um concerto pelo Ensemble de Palhetas do Conservatório Regional da Horta, com o lançamento do opúsculo “A Horta nas Migrações dos Açores”, da autoria do Dr. José Andrade, e teve como ponto alto a conferência “ A Revolução do 25 de Abril e a Autonomia dos Açores”, pelo antigo presidente da Assembleia da República e do Governo Regional dos Açores, João Bosco Mota Amaral.
CMH/RÁDIOILHÉU