Os índices da Ásia e do Pacífico estiveram a ser negociados em baixa esta madrugada.
O Nikkei japonês acabou por valorizar 0,50%, mas o S&P/ASX 200 australiano recuou 0,10% e os índices da China recuaram entre 0,25-0,60%.
Calendário económico: Início de semana calmo nos mercados
Não estão previstas publicações macroeconómicas importantes que possam afetar a volatilidade dos mercados. No entanto, esta semana será marcada por várias publicações importantes.
Na terça-feira, serão publicados os resultados do ISM referente aos serviços dos EUA. Os dados industriais de sexta-feira foram uma grande surpresa, pelo que estes dados serão particularmente interessantes.
Na quinta-feira, realizar-se-á a reunião do BCE. As taxas de juro têm-se mantido inalteradas desde setembro e o BCE tem recuado nas conversações sobre cortes nas taxas, sublinhando que, mesmo que o próximo passo seja o primeiro corte, este acontecerá mais tarde do que os investidores preveem. Neste momento, as previsões apontam para o primeiro corte dos juros está apontado para que aconteça em junho.
Não obstante, ao longo da semana teremos mais dados importantes sobre a economia americana que serão importantes também para se perceber a trajetória dos juros nos EUA.
Calendário de earnings em Portugal
Em Portugal, a temporada das earnings continua, sendo que ao longo desta semana a atenção do mercado deslocar-se-á para os resultados da Mota-Engil na terça-feira (dia 5 de Março) e da Jerónimo Martins (dia 6 de Março).