O JPP Açores reconhece que a falta de uma rede eficaz de transportes coletivos públicos na Região, leva a que muitas famílias tenham que dispor de mais do que uma viatura, para fazer face às suas deslocações diárias, sendo este um constrangimento que interessa minimizar.
A par desta situação, o Juntos Pelo Povo identifica ainda que o IUC, é um imposto com uma forte componente de ordem ambiental e que para o cálculo do mesmo, há uma influência acentuada das emissões produzidas pelos veículos. Todavia interessa perceber que nos Açores as distâncias a percorrer são menores.
Posto isso, o JPP defende a redução do IUC, de forma a minimizar os constrangimentos da falta de transportes coletivos públicos eficazes e também pelo facto de os condutores açorianos serem menos poluidores, uma vez que as distâncias que os veículos diariamente percorrem na Região, são inferiores à média nacional.
O JPP entende que esta é uma matéria que merece ser urgentemente revista, em nome da igualdade de oportunidades entre cidadãos, reduzindo-se assim o custo de vida dos açorianos.
JPP/AÇORES/RÁDIOILHÉU