A sessão de ontem em Wall Street ficou marcada por fortes recuperações nos índices. O Nasdaq100 valorizou 3,01%, e as ações da Nvidia subiram mais de 16,5%. O S&P500 subiu mais de 2% e o Dow Jones subiu 1,18%.
A sessão asiática voltou a ser marcada por ganhos. Os índices chineses terminaram as negociações de forma flat. O Nikkei do Japão subiu mais de 2%, enquanto que o KOSPI da Coreia subiu cerca de 2%.
Economia Alemã contrai no 4º trimestre de 2023
O relatório final do PIB na Alemanha referente ao quarto trimestre de 2023 confirmou a contração da economia em -0,4% em termos homólogos, em linha com as expectativas dos analistas.
Calendário económico: Dados do instituto alemão em destaque
O calendário económico para o dia de hoje encontra-se praticamente vazio, sendo que o único dado relevante será publicado pelo instituto IFO, que mede o sentimento das empresas alemãs.
Depois dos dados desanimadores de ontem dos PMIs, tanto na indústria como nos serviços, os dados do instituto alemão poderão voltar a mostrar dados negativos, desta vez sobre o setor privado.
A publicação do relatório poderá tornar o par EUR/USD mais volátil. Ao longo da manhã ainda serão conhecidos os dados sobre a variação do emprego na Suíça. Ainda assim, não se espera que estes dados tragam muita volatilidade para os mercados.
Além disso, os investidores concentrar-se-ão hoje nos resultados das empresas e nos discursos dos banqueiros centrais.