Ontem à tarde foram conhecidos os dados sobre a inflação de Dezembro nos EUA. O IPC geral subiu mais do que se esperava, passando dos 3,1% para os 3,4%. A inflação subjacente também saiu acima das expectativas dos analistas, mas ficou abaixo dos últimos dados, passando de 4% em Novembro para 3,9% em Dezembro.
O preço dos imóveis continua a ser um dos responsáveis pelas pressões sobre os preços, enquanto que a energia tem contribuído para uma redução da taxa de inflação.
Mercados Internacionais
Os índices asiáticos estiveram a ser negociados de forma mista esta madrugada. O Nikkei do Japão, voltou a subir cerca de 1,5% e o índice indiano subiu 1%. No entanto, os mercados da Coreia do Sul estiveram a negociar sob pressão de baixa.
Os dados do comércio externo da China de dezembro mostraram aumentos anuais nas exportações e importações. As exportações da China em 2023 aumentaram +0,6% y/y, enquanto as importações diminuíram -0,3% y/y. Para além dos dados sobre o comércio externo, foram conhecidos os dados sobre a inflação medida pelo IPC. O IPC voltou a contrair -0,3% em termos homólogos, no entanto, esta queda foi menor do que as expectativas dos analistas que apontavam para uma queda de -0,4%.
Na Europa, o sentimento esta manhã é misto entre os principais índices, com o DAX a apontar para uma abertura flat.
Tensões no Médio Oriente fazem disparar os preços do petróleo esta manhã
No Médio Oriente, a situação geopolítica mantém-se tensa. A imprensa noticiou ontem o bombardeamento da embaixada dos EUA no Iraque e a continuação dos ataques aéreos das forças aéreas americanas e britânicas contra alvos Houthi.
O petróleo começou a sessão a valorizar mais de 1% face a estas notícias.
Calendário económico
No calendário económico para esta sexta-feira, será marcado pela publicação dos dados sobre a inflação IPC de França e Espanha, pelo relatório do IPP dos EUA e pelos discursos de Kahkari da FED e Lane do BCE.
Além disso, os investidores preparam-se para o início das earnings em Wall Street com os principais bancos a apresentarem os seus resultados.