SÃO JORGE

CALHETA | Empreiteiro vai corrigir anomalias na obra do Porto do Topo

1.2kviews

O porto do Topo, na ilha de São Jorge, vai ser alvo de uma nova intervenção para correção de anomalias, detetadas na sequência da obra de requalificação, terminada em 2020. O equipamento necessário para o arranque das obras deverá chegar à ilha na próxima semana, segundo informação avançada por fonte da secretaria regional do Mar.

Há várias semanas que a área está já vedada por questões de segurança. Uma parte do cais deu sinais de estar a ceder, o que vai obrigar a uma nova intervenção.

A obra de requalificação do porto, lançada pelo anterior executivo, terminou em 2020. Em janeiro do ano seguinte, foi feita uma vistoria, que não detetou qualquer problema, mas em 2022 foram detetadas anomalias ao nível do enrocamento, explicou fonte da secretaria regional do Mar.

Como a obra ainda estava dentro do prazo de garantia, foi contactado o empreiteiro e realizada uma nova vistoria, tendo ficado acordado que seria feita uma nova intervenção no local, para corrigir as anomalias detetadas.

A obra já está prevista há alguns meses, mas o empreiteiro aguardava pela chegada a São Jorge de equipamento não existente nos Açores, o que deverá acontecer na próxima semana.

Cais oferece perigo

A situação preocupa a comunidade piscatória do porto do Topo. Contactado por DI, Eduardo Borba, pescador profissional que utiliza aquele porto, lamentou que a situação não tenha sido corrigida no verão. Segundo o pescador, a parte de dentro do caixotão ficou muito frágil e com as tempestades que têm assolado o Topo, sobretudo do quadrante sul, uma parte cedeu.

“O mar começou a perfurar. Já abriu de lado a lado. Uma parte do cais já abateu e há fissuras. Cada vez está a ficar mais desfalcado por baixo”, explicou. “A polícia marítima já colocou lá uma fita, porque oferece perigo”, acrescentou.

Eduardo Borba teme que com novas tempestades o cais acabe por ceder por completo, o que condicionará ainda mais a atividade dos pescadores daquele porto. “Se aquela parte cair, os barcos não vão poder ficar no porto, porque ele perde a proteção”, alertou.

DI/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.