ÚLTIMAS

ATUALIDADE | É urgente outra abordagem às listas de espera na saúde

Foto | RTP Açores
401views

O JPP compromete-se a apresentar soluções para mitigar a problemática das listas de espera de consultas e outros atos médicos, sendo que defende que no atual momento a Telemedicina deveria ser um mecanismo de prestação de cuidados de saúde, e que já deveria estar a funcionar em pleno, não havendo razões para que isso não aconteça.

Carlos Furtado, avança que há milhares de açorianos que ainda não têm médico de família, e deste modo, entende que no atual momento a utilização ao recurso da telemedicina este problema já deveria estar minimizado ou resolvido.

O Coordenador Regional do JPP Açores, reforça que nos dias de hoje ficou provado o sucesso da telemedicina, tanto no meio rural, onde não existe tanta oferta de cuidados de saúde assim como profissionais de saúde, como no meio urbano, onde o estilo de vida das pessoas, é limitada no tempo, e a disponibilidade para poderem aceder aos cuidados de saúde de forma presencial é cada vez mais difícil.

Neste sentido, é expectável que as vantagens que se identificam com a telemedicina conduzam à crescente adesão deste serviço por parte dos utentes, sendo mais facilitado a partilha de sintomas e informações médicas, onde se espera um maior compromisso na comparência nas consultas, impulsionado pela facilitação tecnológica.

Carlos Furtado, considera ainda que, a criação de hábitos é inerente ao ser humano. O acesso a alguns cuidados médicos de forma simples, rápida e segura, poderá passar a ser o novo normal, ao invés do “único” sistema de consultas presenciais, em que é necessária a deslocação a unidades de saúde.

Para o Coordenador Regional do JPP Açores, a Implementação efetiva do Sistema Regional de Telemedicina é fundamental, uma vez que o número de profissionais de saúde e de técnicos é limitado, e ainda mais na Região Autónoma dos Açores, onde a nossa realidade de dispersão geográfica cria enormes constrangimentos.

Carlos Furtado diz não entender que ao fim de três anos de governação, este sistema ainda não esteja devidamente implementado, quando em tempos de pandemia e com todos os constrangimentos que daí advieram, o sistema foi rapidamente implementado em forma experimental e funcionou em pleno.

JPP/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.