A recuperação do dólar e o fraco sentimento em Wall Street pressionaram os índices de referência asiáticos esta madrugada. O Hang Seng fechou a sessão com perdas de 1%, e o índice de referência tecnológico perdeu mais de 1,8%. O KOSPI da Coreia do Sul perdeu mais de 2%. Os índices japoneses Topix e Nikkei foram negociados de forma mista.
O Nasdaq 100 fechou a sessão de ontem com perdas superiores a 1,7%. As ações da Apple entraram em sell-off, depois de os analistas do Barclays terem revisto em baixa a recomendação sobre o preço das ações, argumentando que a empresa está a perder quota de mercado.
O sell-off no sector tecnológico dos EUA e a recuperação do USD acabaram por apoiar também uma subida das yields a 10 anos, em mais de 8 pontos base.
SEC poderá aprovar o ETF spot de Bitcoin entre hoje e amanhã!
Apesar do fraco desempenho registado pelos ativos de risco, as criptomoedas estão a recuperar esta manhã, com a Bitcoin a continuar bastante resiliente. De acordo com fontes da Reuters, a SEC pode aprovar pedidos de ETFs spot de Bitcoin, de todos os emissores, ainda esta semana, entre hoje e amanhã.
Calendário económico
O calendário económico para esta manhã encontra-se praticamente vazio, mas as coisas tornam-se mais interessantes à tarde. Os recentes dados sobre a economia dos EUA ficaram abaixo das expectativas e hoje serão conhecidos mais dados sobre o estado da economia. Desta vez, os dados do ISM sobre a indústria transformadora e os dados das novas vagas de emprego (JOLTS), serão acompanhados de perto pelos investidores e serão publicados às 15:00.
Entretanto, ao final da tarde serão publicadas as minutas da última reunião da Reserva Federal que poderá fornecer mais detalhes sobre as perspetivas à volta das reduções das taxas de juro.
Neste momento, os mercados estão à espera que a Fed anuncie o primeiro corte já em março. No entanto, os índices podem não gostar de dados fracos e poderão continuar a reagir em baixa a curto prazo.