As obras no Matadouro de São Jorge arrancam no primeiro trimestre de 2024, confirmou ao DI António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
A construção, no valor de 12,5 milhões de euros, tem um prazo de conclusão de 18 meses. “Os 18 meses são para a construção do matadouro. Estamos a prever que no primeiro trimestre de 2024 se possa abjudicar a obra, depois de todos os compromissos processuais. Após isso, no prazo de 18 meses ficará concluída a construção. É uma obra do PRR que tem que ser construída até finais de 2025”, disse António Ventura.
O primeiro concurso para os quatro lotes desta obra foi lançado a 11 de agosto e durou até 6 de novembro com um valor limite de 10,9 milhões de euros. Abaixo do preço ficaram os lotes dois (isotermia e instalação frigorífica) e três (equipamento de processo).
No segundo concurso, só para os lotes um (Construção Civil) e quatro (rede de fluídos), o valor monetário foi reforçado, ficando a obra com um preço limite de 12, 5 milhões de euros. O concurso terminou a 26 de dezembro.
“O matadouro de São Jorge teve um primeiro concurso no valor de 10,4 milhões de euros. Foi um concurso internacional que ficou deserto. Voltamos, um ano depois, a fazer outro concurso internacional no valor de 10,9 milhões de euros. Dos quatro lotes, dois ficaram desertos. Voltou, novamente, a haver uma resolução do concelho de Governo para a atualização dos preços e o preço total ficou no valor de 12,5 milhões de euros”, afirmou o secretário regional.
O concurso internacional para a construção do Matadouro de São Jorge falhou duas vezes. “O preço inicial do matadouro era de 7,5 milhões de euros. Atualizamos para 10,4 milhões e ficou deserto. Voltamos a atualizar para 10,9 milhões de euros e foi nessa altura que dois lotes tiveram propostas. Este último concurso de 12,5 milhões levou os dois outros lotes a concurso e, agora, os 4 lotes têm propostas, todas legais e dentro do limite máximo de dinheiro”, disse Ventura. O total da obra ficou em 12,4 milhões de euros.
DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU