ÚLTIMAS

TERCEIRA | Livro apresentado em Angra do Heroísmo: Topo (São Jorge) nas histórias da infância de Belarmino Ramos

1.5kviews

“Cancela d ́Água e outras memórias” é o livro mais recente de Belarmino Ramos e acaba de ser apresentado em Angra Heroísmo (edifício cultural de São Bento). A obra é apoiada pelo município angrense. Professor, ator, encenador e escritor, Belarmino Ramos publica agora uma série de histórias curtas relativas aos seus primeiros anos de vida em São Jorge.

O autor é natural do Topo. Assume que este trabalho revisita a sua infância e capta, de memória, momentos marcantes como a matança do porco, a tosquia, o ingresso na escola primária, os trabalhos na eira (que era do avô), o ciclo do milho e a cozedura do pão de milho.

Cancela d ́Água, que dá titulo ao livro, é um poema do autor: Terra de macela encharcada, Cabeços, relvas e montes, Água fresca abençoada A brotar das tuas fontes. Todas as restantes histórias são escritas em formato de contos e com personagens que dialogam. O livro pode ser lido como um fresco da vida na localidade (Topo, São Jorge) nos anos iniciais da segunda metade do século XX. É, nessa perspetiva, uma peça de etnografia, sociologia – ou, melhor, transdisciplinar.

DO AUTOR

Belarmino Remos tem desempenhado um papel importante nas artes, em especial como ator de teatro e televisão, mas também como encenador. Está ligado à fundação, em Angra do Heroísmo, do Grupo de teatro Alpendre (1976) e também ajudou a formar em São Jorge, velas, o grupo de teatro O Arco (1985). São icónicos os seus trabalhos como ator em séries da RTP-Açores como Balada do Atlântico, Mau tempo no Canal, O Barco e o Sonho, Crónicas de Gente Esquecida e Gente Feliz com Lágrimas. Publicou vários livros, entre contos, ensaios e teatro (em especial para crianças).

Na sua área profissional, o ensino, foi animador pedagógico, coordenador de formação permanente e formador em várias instituições, entre elas o Instituto Irene Lisboa. Belarmino Ramos está reformado do ensino, mas continua a desenvolver trabalhos na área da cultura, como prova o livro que acaba de apresentar.

DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.