A sessão asiática ficou marcada por uma lateralização geral, no entanto as expectativas de estabilização das taxas de juro e de melhoria do crescimento apresentam perspetivas positivas para os mercados regionais.
O feriado japonês teve um impacto negativo nas condições de liquidez e não se espera que a situação melhore muito com os mercados dos EUA fechados hoje para o Dia de Ação de Graças.
Os volumes de negociação deverão seguir condicionados o resto da semana devido ao período festivo nos EUA e Japão, fator que por vezes resulta em movimentos mais voláteis devido à menor liquidez no mercado.
Petróleo pressionado
O petróleo segue a negociar pressionado. Ontem voltou a registar-se uma sessão negativa que se estendeu para a sessão asiática. Com o dólar a recuperar e alguma indefinição sobre quanto é que a OPEC+ ainda pode cortar no output de crude, a tendência é de queda.
A reunião da OPEC+ no dia 26 de Novembro foi adiada para dia 30 de Novembro, supostamente devido à falta de acordo sobre a produção, fator que deixou os investidores sob alerta, no entanto o sentimento continua a apontar para mais cortes.
Agenda Económica
A sessão europeia que se avizinha parece ser interessante, com destaque para os PMIs flash para novembro, assim como atualizações de alguns bancos centrais. O EU50 segue uma trajetória altista forte de médio prazo e regista alguma consolidação nas últimas sessões. Os dados desta manhã poderão desbloquear esta consolidação.
Como de costume, as leituras dos PMIs francês e alemão, às 8:15 e 8:30 GMT, respetivamente, serão as mais observadas e podem desencadear os maiores movimentos de preços dos ativos europeus.
A SEK poderá registar alguns movimentos quando o Riksbank anunciar a decisão sobre as taxas, mas não se espera qualquer alteração ao nível das taxas de juro. Por outro lado, o CBRT é visto entregando um aumento da taxa de 250 pontos base às 11:00 am GMT. O EUR também pode ver alguma volatilidade durante a publicação das minutas do BCE, às 12:30 pm GMT.