PONTA DELGADA | Subsecretário Regional da Presidência apresenta projeto de cidadania “A Minha Europa”
O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, apresentou ontem, em Ponta Delgada, o projeto de cidadania europeia “A Minha Europa”, uma iniciativa pedagógica destinada aos alunos do 4.º ano do ensino básico de todos os concelhos dos Açores.
Segundo Pedro de Faria e Castro, a iniciativa pretende, acima de tudo, falar da União Europeia e dos Açores de “forma simples e numa linguagem descomplicada”, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para os valores da união de 27 Estados-membros.
“Queremos ajudar na compreensão da determinante importância da União Europeia no nosso dia a dia, evidenciando que este projeto comunitário é algo que está próximo de nós”, sublinhou o governante.
As informações constantes desta iniciativa são disponibilizadas aos alunos no livro “A Minha Europa”, onde é possível conhecer os símbolos e os países da União Europeia, assim como outras regiões ultraperiféricas e o euro como moeda.
Os técnicos superiores da Presidência do Governo, avançou Pedro de Faria e Castro, estarão, a partir de hoje, a dinamizar as sessões interativas pelas escolas da Região, até março de 2024, começando pelos estabelecimentos de ensino das Sete Cidades e dos Ginetes, na ilha de São Miguel.
Com 63 sessões previstas em todo o arquipélago, a iniciativa “A Minha Europa” percorrerá “todos os concelhos da Região”, confirmou o Subsecretário Regional, indicando que serão abrangidas as escolas públicas e privadas.
Para além da apresentação do livro “A Minha Europa”, serão realizados jogos interativos com os alunos, que terão por base conceitos como “a democracia, a União Europeia dos valores e a importância de uma participação cívica”, esclareceu Pedro de Faria e Castro.
Estas atividades vão abranger cerca de 2.300 alunos de toda a Região que terão a oportunidade de participar em exercícios que vão desde a geografia à matemática, do desenho à história, entre outras áreas que apelam ao raciocínio e à criatividade das crianças.
GRA/RÁDIOILHÉU