O Grupo Parlamentar do CDS-PP manifestou a sua satisfação quanto à regulamentação do enfermeiro de família, no seguimento de uma iniciativa aprovada por unanimidade no parlamento regional, proposta do CDS-PP.
A Presidente do Grupo Parlamentar, Catarina Cabeceiras, afirmou que “a regulamentação do enfermeiro de família, agora publicada, é mais um passo para a implementação desta figura, reivindicada desde 2009 pelo líder do CDS, Artur Lima”.
Catarina Cabeceiras relembrou que “esta era uma medida do CDS-PP que integrou o programa de Governo e agora está a ser dado cumprimento a esta bandeira que assegurará melhores cuidados aos Açorianos”.
“Face a uma complexidade crescente dos problemas relacionados com a saúde, os enfermeiros são considerados elementos fundamentais nas estratégias e reformas que se queiram implementar, sendo que a figura do enfermeiro de família trará uma melhoria qualitativa e quantitativa à prestação de cuidados de saúde aos Açorianos, diversificando a atividade do próprio enfermeiro”.
A parlamentar salientou que “a medida aprovada teve em consideração os pareceres da Ordem dos Enfermeiros e do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, e o Grupo Parlamentar do CDS-PP entendeu introduzir as alterações que pareceram ser necessárias para a melhor concretização deste objetivo”.
Realçando a existência de Unidades de Saúde de Ilha que estão organizadas em Unidades de Saúde Familiar e outras que ainda não o estão, Catarina Cabeceiras referiu que “a atuação do Enfermeiro de Família dependerá daquela que é a organização do Serviço Regional de Saúde em cada ilha”.
Concluindo, a Deputada afirmou que “finalmente, após 14 anos, esta iniciativa do CDS-PP vê a sua regulamentação concluída e esta importante conquista só foi possível porque temos um Governo de coligação nos Açores”.
Estamos convictos de que a criação do Enfermeiro de Família constituirá um passo decisivo para a reforma dos cuidados primários de saúde nos Açores”.
CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU