O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, em parceria com a Assembleia das Regiões da Europa (ARE), organiza o Fórum Eurodisseia 2023 de 6 a 9 de novembro, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.
O encontro reúne cerca de 80 representantes das regiões Eurodisseia e contará com a presença do Secretário-Geral e do Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Christian Spahr e Albert Castellanos, respetivamente, e da Presidente do programa Eurodisseia, Esther Estany.
Durante o Fórum, que acontece todos os anos numa região ARE/Eurodisseia, os participantes vão analisar diferentes temáticas como a mobilidade juvenil e desenvolvimento de competências nas zonas rurais e periféricas, eleições europeias e o próprio programa Eurodisseia, em sessões plenárias, workshops de capacitação, visitas de estudo e momentos informais de netwotking.
Entre os oradores convidados estão a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal; a Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Sofia Marques da Silva, o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Nuno Gomes, e o Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, que participará por vídeo.
A Sessão de Abertura do Fórum Eurodisseia 2023 é presidida pela Secretária Regional da Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, na terça-feira, dia 7 de novembro.
O Eurodisseia é um programa da Assembleia das Regiões da Europa para os jovens das regiões da ARE e tem como principal objetivo a participação em estágios profissionais, num país que não o de origem, para um intercâmbio de experiências formativas em contexto real de trabalho.
O Eurodisseia é promovido nos Açores pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego.
GRA/RÁDIOILHÉU