ÚLTIMAS

AÇORES | “SATA diz não ter aviões para voar mais para o Faial, mas continua a anunciar novas rotas”

440views

O Secretariado da ilha do Faial do Partido Socialista acusou hoje a administração do Grupo SATA de, com a anuência do Governo Regional da coligação do PSD/CDS/PPM, continuar a anunciar rotas para o estrangeiro ao mesmo tempo que justifica não ter aeronaves para voar a ilha do Faial, sobretudo no pico do verão, onde se continuam a verificar diversos constrangimentos operacionais devidos a falta de lugares disponíveis para residentes e visitantes.

“Não podemos aceitar que nos digam que não têm aeronaves para reforçar as operações, no verão, para o Faial e Pico e depois verificarmos sucessivos anúncios de novas rotas para a europa a operar pela SATA cuja rentabilidade é totalmente desconhecida”, frisou o Secretário-Coordenador do PS/Faial, João Bettencourt.

Em causa está o mais recente anúncio do Grupo SATA de que a companhia aérea irá, a partir do próximo mês de junho, começar a operar em novas rotas para Londres e Milão.

Recordando que já em agosto passado, a SATA anunciou vôos para 2024 entre Ponta Delgada e Faro com recurso às aeronaves A320 – que são as que asseguram as ligações à Horta e ao Pico -, o PS/Faial lembra que os objetivos da Azores Airlines devem pautar por, em primeira instância, assegurar a ligações dos Açores com Portugal Continental, minimizando assim as questões de insularidade e promovendo a coesão territorial entre todas as ilhas.

“Perante os diversos anúncios de novas rotas para o exterior do país, sem simultaneamente se anunciar o reforço das aeronaves disponíveis, importa que se esclareça como é que a companhia aérea está a preparar o verão IATA 2024 de forma a dar uma melhor resposta ao destino Faial, quer do ponto de vista da sua operacionalidade, quer do ponto de vista dos horários”, sublinhou o líder do PS/Faial, para quem a operação do verão transato “voltou a demonstrar a insuficiência das ligações entre Lisboa e Faial para satisfazer as necessidades da ilha e do triângulo”.

João Bettencourt lembrou ainda que, num passado bem recente, as acessibilidades aéreas nomeadamente as ligações com Lisboa foram ponto central da atuação política de personalidades que hoje suportam o Governo do PSD/CDS/PPM, nomeadamente dos deputados do PSD eleitos pelo Faial e do atual Presidente da Câmara Municipal da Horta, os quais exigiam a reposição das 14 ligações semanais, o abaixamento da tarifa média e a promoção do destino Faial.

“Lamentamos que, com a chegada ao poder, todas essas reivindicações – que valeram inclusive a realização de manifestações junto ao parlamento regional -, tenham caído em saco roto e que hoje não sejam capazes de utilizar a sua influência e posição de poder a favor do interesse do Faial e dos Faialenses”, disse.

“O PS/Faial defendeu, e continua a defender, a necessidade de se promover o destino Faial e ajustar a oferta à procura existente para que não seja a SATA a impedir a mobilidade dos que cá vivem e daqueles que nos desejam visitar”, finalizou.

PS/FAIAL/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.