AGENDA

TERCEIRA | Agenda. Sétimo volume de “borderCrossings: leituras transatlânticas” de Vamberto Freitas será lançado no Outono Vivo

685views

O sétimo volume de “borderCrossings: leituras transatlânticas”, de Vamberto Freitas, será lançado no dia 4 de Novembro, às 16h00, no Bar da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, no âmbito do festival literário Outono Vivo, organizado pela Praia Cultural.

A apresentação desta colecção de críticas literárias e de teoria da literatura, seja norte-americana, portuguesa ou de luso-descendentes, estará a cabo da Professora Doutora Pilar Damião Medeiros, prefaciadora da obra. Segundo a investigadora, Vamberto Freitas «tornou-se um dos mais distintos intelectuais açorianos dos séculos XX-XXI», graças aos seus «estudos étnicos», que lhe conferiram «um papel destacado tanto nos Açores, como na Diáspora».

Vamberto Freitas nasceu nas Fontinhas, Ilha Terceira, em 1951. Emigrou com a família para os EUA em 1964 , onde se formou em Estudos Latino-Americanos pela California State University, Fullerton, em 1974. Foi correspondente e colaborador do suplemento literário do Diário de Notícias (Lisboa) durante largos anos. Foi desde 1991 até 2020 Leitor de Língua Inglesa na Universidade dos Açores, tendo, entretanto, publicado inúmeros estudos críticos e ensaios sobre as literaturas norte-americana e açoriana. Para além da sua já considerável obra sobre estes temas e áreas de estudo, tem ainda publicado algumas traduções, principalmente da poesia de Frank X. Gaspar, e continua a colaborar em vários periódicos do arquipélago e da Diáspora com textos de crítica literária e cultural. No Brasil, tem colaboração no suplemento Cultura do Diário Catarinense e na revista Cartaz: Cultura e Arte, ambos de Florianópolis, Santa Catarina.

Colaborou ainda com as revistas Vértice e LER, e colabora esporadicamente com o JL (Lisboa). Ao longo dos anos, participou em congressos e colóquios em Portugal, nos Estados Unidos, Canadá e Brasil. De 1995 a 2000, coordenou o Suplemento Açoriano de Cultura (SAC) do Correio dos Açores, e de 2003 a 2006, dirigiu o Suplemento Atlântico de Artes e Letras (SAAL) da revista Saber Açores. Faz parte desde há alguns anos do Conselho Consultivo da Gávea Brown: A Bilingual Journal Of Portuguese-American Letters And Studies, da Comissão Editorial do Boletim Do Núcleo Cultural Da Horta e do Interdiscplinary Journal of Portuguese Diaspora Studies. Bellis Azorica Series Editor, e do Avisory Board de Bruma Publications do Instituto Português Além Fronteiras da Califórnia State University, Fresno.

Escreveu a introdução a Poems in Absentia (Poemas Ausentes), poems from the Island and the World /A Ilha e o Mundo de Pedro da Silveira, com tradução de George Monteiro, Tagus Press da Universidade de Massachusetts e Universidade de Brown. Em Maio de 2015 recebeu da Assembleia Legislativa e do Governo Regional dos Açores a Insígnia Autonómica de Reconhecimento. Em 2017 recebeu o Certificate of Special Congressional Recognition (in recognition of outstanding and invaluable service to the community), do Congresso dos Estados Unidos Americanos.

No mesmo ano recebeu ainda o Certificate of Recognition 2017 Most Valuable Portuguese American Awards, conferido pelo Tulare County of Supervisors, assim como o Literary Award / Through literary analyses to the Portuguese-American World, de SO-PAS_MVPA-2017.

Em 2023 recebeu o primeiro Honorary Life-time Member Certificate The Cagarro Colloquium, do Portuguese Beyond Borders, Institute, da Califórnia State University, Fresno. Mantém actualmente a página semanal de crítica literária Border-Crossings no diário Açoriano Oriental (Ponta Delgada) e a coluna Nas Duas Margens no semanário Portuguese Times (New Bedford), e colaborou com alguma regularidade na página literária Maré Cheia do Portuguese Tribune / Tribuna Portuguesa (Modesto, Califórnia).

Coordenou o suplemento literário e cultural Açoriano Oriental Artes & Letras, com Álamo Oliveira. Publicou ainda crítica literária e ensaio durante algum tempo no jornal “i” de Lisboa, assim como em muitos outros periódicos literários nacionais.

LL/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.