Vasco Cordeiro propôs que o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM aproveite a oportunidade das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para “fazer uma verdadeira reforma dos transportes terrestres”.
O Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS falava esta quinta-feira na cidade da Horta, no Parlamento dos Açores, no debate de um projeto de resolução do deputado independente, que recomenda ao Governo Regional a criação de condições para implementação de um tarifário tendencialmente único para transportes coletivos nos Açores.
Vasco Cordeiro apontou que o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM escolheu “gastar, de uma assentada, os 25 milhões de euros do PRR em dois navios elétricos”, esgotando essa verba, em vez de “fazer a reforma de transporte terrestre, o que exigiria mais trabalho”.
“Aquilo que é mais urgente e aquilo que faria a diferença para melhor na vida dos Açorianos seria aproveitar os 25 milhões de euros do PRR para fazer uma verdadeira reforma dos transportes terrestres. Não apenas com a questão dos autocarros elétricos, mas em termos de carreiras, em termos de configuração do modelo, em termos de bilhética, em termos de horários. Para fazer isso é preciso dinheiro. Esse dinheiro agora existe, mas o Governo Regional não o está a usar para isso”, apontou Vasco Cordeiro.
O Presidente do PS/Açores salientou que esta “seria a solução que o PS/Açores apresentaria aos Açorianos se fosse Governo” e que trabalhará nesse sentido, “depositando os Açorianos a sua confiança novamente no PS/Açores”, nas próximas eleições.
Vasco Cordeiro esclareceu um “mal-entendido” lançado pelos partidos da coligação e pelo próprio Governo Regional no decurso do debate de que “aqueles que defendem a redução dos passes das 40 para as 10 viagens, são aqueles que gerem bem os recursos públicos” e os outros são “uma cambada de perdulários quanto aos recursos públicos”, concluindo que “nada é mais falso”.
“Este Governo Regional, nesta matéria, como noutras, já atirou a toalha ao chão. Escolheu aquilo que lhe dá menos trabalho e que, paradoxalmente, dá mais trabalho aos cidadãos. Escolheu aquela que é para si a forma mais fácil de resolver o assunto. O PS/Açores está cá para defender aquilo que melhor serve os interesses dos Açorianos mesmo que isso exija mais trabalho do Governo Regional”, finalizou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.
GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU