A maior ilha do Mediterrâneo, Sicília, acolhe quatro concertos do projeto SOLO9VIOLA, antes deste seguir para o maior festival e feira de músicas do mundo, a acontecer na Galiza.
A cidade de Catânia, um importante centro cultural e artístico da Sicília, desde o Renascimento, apresenta SOLO9VIOLA de 19 a 22 de outubro no teatro do Jardim Le Stanze in Fiore. Dedicado à promoção da arte e da beleza, o Jardim não é novidade nestas iniciativas culturais, transformando os seus espaços num teatro que promete envolver os cinco sentidos. Os concertos fazem parte da agenda da segunda edição do Catania Off Fringe Festival.
Depois da Itália, Evandro Meneses segue para a Galiza. Esta será a sua segunda participação na WOMEX, a maior feira e festival de músicas do mundo, de 25 a 29 deste mês. Acompanhado pelo diretor artístico da MiratecArts e produtor do SOLO9VIOLA, Terry Costa, além de apresentar o projeto a centenas de produtores internacionais, o duo pretende participar na conferência para o desenvolvimento e exportação de música pelos quatro cantos do mundo.
A obra do açoriano Evandro Meneses, oriundo da ilha Terceira, estreou no Festival Cordas na ilha do Pico. O público das ilhas da Terceira, Corvo, São Jorge e São Miguel, já tiveram a oportunidade de ver ao vivo este concerto em três andamentos. O espetáculo também já se apresentou na cidade do Porto e na passada primavera estreou-se internacionalmente nas cidades de Montevidéu e San Carlos, no Uruguai.
Terry Costa admite que o primeiro objetivo do projeto, apoiado pela MiratecArts, ainda não está completo, pois “falta chegar às ilhas das Flores, Graciosa e Santa Maria, e esperamos o conseguir no próximo ano”. A ilha do Faial acolherá SOLO9VIOLA em dezembro.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU