REGIÃO | CDS-PP congratula Governo Regional pelo alargamento do “Nascer Mais” a todos os concelhos dos Açores
O Governo Regional dos Açores anunciou, no dia de ontem, o alargamento do programa “Nascer Mais” a todos os concelhos dos Açores, com uma verba prevista de 3 milhões de euros, em 2024, para a concretização desta medida.
A líder do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, realçou “o sentido de responsabilidade do Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, em ter iniciado o projeto-piloto nos concelhos mais afetados pelo despovoamento, aferindo os verdadeiros resultados do mesmo e permitindo que hoje se proceda a um alargamento com dados concretos”.
Catarina Cabeceiras afirmou que “o Governo Regional tem sido pioneiro nos apoios que realmente beneficiam a classe média”, referindo que “tanto o alargamento do Nascer Mais a todos os concelhos, como as creches gratuitas, são para todos, independentemente dos seus rendimentos”.
Segundo a parlamentar “este apoio, que se fixa nos 1500 euros, tem reduzido em centenas de euros os encargos financeiros das famílias, permitindo às mesmas recorrer aos produtos e serviços necessários, sem que tenham de investir parte dos seus rendimentos”.
Importa realçar que no relatório de avaliação do programa “90% dos inquiridos consideram que esta medida contribui e muito para a redução dos encargos financeiros do agregado familiar, no primeiro ano de vida da criança, permitindo às famílias poupar entre 100 e 250 euros por mês, estimadamente”.
De acordo com os dados veiculados pelo Governo Regional, a Deputada do CDS-PP destaca que “foram apoiadas 702 famílias e atribuídos 1,05 milhões de euros” e que “segundo o relatório de avaliação do projeto-piloto, permitem afirmar que este é o caminho certo”, referiu.
A Presidente do Grupo Parlamentar concluiu afirmando que “este é um governo com visão, empenhado em medidas que cumpram vários fins, de forma transversal”, referindo que o alargamento do Nascer Mais a todos os concelhos “não só é uma medida de incentivo à natalidade, como também atua como medida de redução de encargos financeiros e de combate ao despovoamento”.
CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU