AÇORES | Atlânticoline transportou 470.924 passageiros e 27.842 viaturas entre janeiro e setembro de 2023
Entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2023, a Atlânticoline, S.A. transportou 470.924 passageiros, o que representa um aumento de mais de 52 mil passageiros em relação a 2022. No que diz respeito às viaturas, nos primeiros 9 meses do ano foram transportadas 27.842, mais 1.196 que no ano anterior.
Na conferência de imprensa conduzida pelo administrador Francisco Bettencourt, este destacou os desafios que a forte sazonalidade da operação continua a trazer. Recorde-se que a Atlânticoline opera durante todo o ano a Linha Azul (ligações Horta/Madalena/Horta), a Linha Verde (ligações no Triângulo) e a Linha Rosa (ligações Corvo/Flores/Corvo). Durante a época alta, entre junho e setembro, a empresa reforça a operação aumentando a frequência de viagens nas linhas regulares, e operando três linhas sazonais: a Linha Branca (que liga todas as ilhas do Grupo Central), a Linha Lilás (ligação do Triângulo à Terceira) e a Linha Laranja, esta última inaugurada em 2022, para ligar o porto das Velas ao porto de São Roque. O Presidente do Conselho de Administração da empresa destacou o crescimento verificado nesta linha, manifestando-se convicto de que ela tem grande margem de consolidação, especialmente se tivermos em conta o facto de que poderá vir a ser uma rota reforçada pelos navios elétricos que a empresa pretende adquirir.
Em análise estiveram também os ajustamentos efetuados à operação no âmbito das festas concelhias nas ilhas em que a Atlânticoline opera. Francisco Bettencourt reiterou a disponibilidade da empresa para estar ao lado dos municípios de modo a garantir a mobilidade no contexto das festividades, salientando, no entanto, a importância deste trabalho ser sempre norteado pelo objetivo de sustentabilidade da transportadora marítima.
MELHORIA CONTÍNUA DOS SERVIÇOS
O Presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline salientou o trabalho realizado na melhoria dos vários serviços que a empresa disponibiliza aos seus clientes. Em outubro de 2022, Francisco Bettencourt tinha assumido a melhoria da pontualidade das viagens como um dos objetivos a curto prazo. Um ano depois, o responsável congratulou-se com os resultados do trabalho efetuado para a sensibilização dos passageiros no sentido da compra antecipada dos bilhetes.
Para além das bilheteiras da empresa, os bilhetes podem ser adquiridos através de uma vasta rede de agências parceiras, bem como nas lojas RIAC ou através do site da empresa, em www.atlanticoline.pt. Em 2023, a Atlânticoline implementou ainda a utilização de um software de Contact Center que, entre outras melhorias trazidas ao serviço de apoio ao cliente, permite efetuar reservas por telefone.
Ainda no sentido de melhorar a experiência dos clientes, a Atlânticoline implementou, na Horta, alterações na bilheteira, concentrando no mesmo espaço a venda de bilhetes, entrega de bagagem e venda e entrega de Bagagem Não Acompanhada. Desta forma, foi possível agilizar o serviço, reduzindo o tempo de espera dos clientes. O objetivo para a época baixa que agora começa é replicar este modelo de funcionamento nos restantes portos.
Entre os constrangimentos à operação da empresa mantém-se o elevado custo dos combustíveis e os desafios relacionados com a manutenção dos navios, nomeadamente no que à aquisição de peças diz respeito. Ao nível dos recursos humanos, o responsável pela Atlânticoline mostrou-se satisfeito com a evolução verificada no último ano, salientando a mais-valia que representa a Escola do Mar para a formação de profissionais que possam reforçar as fileiras da empresa.
MESTRE JAIME FEIJÓ EM DOCA SECA
O ferry Mestre Jaime Feijó deixou a operação da Atlânticoline no início de outubro, tendo partido para Aveiro, onde estará em estaleiro para diversos trabalhos de manutenção, com vista à renovação da certificação. Prevê-se que o navio volte à operação na segunda semana de dezembro.
NOVOS HORÁRIOS EM NOVEMBRO
Uma vez que o Governo Regional dos Açores acionou a opção de prolongar o atual contrato para fornecimento do serviço público do transporte de passageiros e viaturas nos Açores por mais um ano, a Atlânticoline deverá apresentar à Direção Regional da Mobilidade o seu plano de serviço para 2024 até 15 de novembro, prevendo-se, por isso, a divulgação dos horários para o próximo ano ainda durante esse mês.