Do início de janeiro ao final de agosto o número de dormidas nos estabelecimentos de Alojamento Local ultrapassou um milhão, atingindo 1 061,8 mil. Este é um resultado que a Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA) considera bastante positivo, já que representa um aumento de 26,5% relativamente aos primeiros 8 meses do ano passado. A ALA regista ainda o facto de, no acumulado, todas as ilhas apresentarem um crescimento, quando comparado com o ano passado.
Estes dados tornam-se ainda mais relevantes, tendo em conta que o setor do Alojamento Local atingiu 42,5% do total de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico nos Açores (Alojamento Local, Hotelaria Tradicional e Turismo Rural).
Se considerarmos apenas o mês de agosto, o Alojamento Local registou 238,6 mil dormidas, ou seja, mais 14,6% do que em agosto de 2022. Para a ALA, estes dados acarretam uma responsabilidade e importância acrescidas, do setor do Alojamento Local, no crescimento da economia e no desenvolvimento harmónico dos Açores, bem como na criação e manutenção de postos de trabalho e ainda na recuperação e reabilitação do edificado urbano, sendo impossível ignorar tais factos.
O Alojamento Local, já enraizado em todas as ilhas do nosso Arquipélago, é, cada vez mais um setor essencial no crescimento da economia de cada uma das ilhas, ao mesmo tempo que presta um serviço com cada vez maior qualidade.
2.º Encontro de Alojamento Local dos Açores terá lugar em janeiro na ilha Terceira
Entretanto, a ALA está já a ultimar os preparativos para a realização do 2.º Encontro de Alojamento Local dos Açores, que vai acontecer nos dias 19 e 20 de janeiro próximo, na ilha Terceira, mais concretamente na Cidade Património Mundial da UNESCO, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
Do programa, ainda provisório, constarão diversos painéis, onde serão debatidos temas como o papel do AL no desenvolvimento turístico dos Açores, a realidade do AL nos Açores, os desafios para a afirmação do AL, o posicionamento do AL em 2024 ou ainda como melhorar o desempenho do AL.
Com este segundo encontro, a ALA pretende juntar no mesmo espaço, o maior número de empresários e representantes do AL açoriano para, com eles fazer um ponto de situação do setor e ajudar a preparar o futuro. O programa detalhado será divulgado brevemente. Os interessados podem, no entanto, fazer, desde já, a sua inscrição na página da internet da ALA, mais concretamente através da ligação https://www.ala.pt/encontrodealacores.