Os índices em Wall Street terminaram a sessão de ontem novamente em terreno positivo, embora tenham devolvido parte dos seus ganhos iniciais na segunda parte da sessão. O S&P 500 e o Nasdaq-100 ganharam cerca de 0,5%, enquanto que o DIJA subiu 0,4%.
Os índices asiáticos registaram fortes ganhos, impulsionados pelos novos estímulos na economia chinesa. O índice Hang Seng valorizou 1,78%, o Nikkei e o Topix a ganharem 0,77 e 0,13%, respetivamente, e o KOSPI da Coreia a subir 2,35%. O ASX australiano encerrou a sessão com uma subida de quase 0,7%;
Matérias-primas – Petróleo e metais preciosos
O petróleo voltou a estabilizar, uma vez que as tensões no Médio Oriente acabaram por não escalar.
Por outro lado, os metais preciosos estão novamente a ganhar terreno, dado que o dólar americano começa a dar sinais de fraqueza em conjunto com as yields a 10 anos nos EUA.
O índice do dólar (USDIDX) está a registar ganhos ligeiros de 0,04%, porém o par cambial EURUSD mantém-se estável.
Agenda Económica – Inflação segundo o IPP nos EUA
Da parte da manhã os investidores estiveram atentos aos dados sobre a inflação na Alemanha. Os dados acabaram por sair em linha com as expectativas do mercado, tanto o IHPC como o IPC:
● IHPC: 4,3% vs 4,3% exp. e 4,3% anteriormente (0,2% m/m – em linha com a leitura exp. e anterior)
● IPC: 4,5% vs 4,5% exp. e 4,5% anterior (0,3% m/m em linha com exp. e leitura anterior)
O calendário económico para o dia de hoje será marcado por novos dados sobre a inflação, desta vez sobre a economia americana e segundo o índice de preços ao produtor (IPP) às 14:30, bem como as minutas da última reunião da FOMC (20:00) ambos os eventos deverão trazer períodos de maior volatilidade nos mercados. Em particular o PPI, uma vez que será publicado antes dos dados de amanhã sobre a inflação medida pelo IPC.