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SÃO MIGUEL | Mais de 50 mil pessoas utilizaram ‘shuttle’ para a Lagoa do Fogo no verão de 2023

© Governo dos Açores
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Entre 15 de junho e 30 de setembro, um total de 50.836 pessoas fizeram a viagem de ‘shuttle’ no Vulcão do Fogo, segundo informação disponibilizada pela empresa Atlântico Energy, entidade vencedora do concurso público para prestação do serviço.

Para Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, “estes números são demonstrativos do sucesso desta medida e da adequação da solução encontrada para ordenar os fluxos turísticos e disciplinar a visitação de uma das mais emblemáticas atrações dos Açores”.

Do total de bilhetes vendidos, 48.579 foram para não residentes, 1.040 para residentes e 1.217 para crianças. A média diária de bilhetes vendidos é de 470, verificando-se um grande condicionamento pelas condições meteorológicas.

O dia da semana mais procurado é o sábado, seguindo-se a segunda-feira e o domingo, sendo a quinta-feira o dia que regista menos procura.

Com o transporte de ‘shuttle’ no acesso ao maciço do Vulcão do Fogo (gratuito para residentes e com um custo de cinco euros para não residentes), a circulação automóvel ficou limitada às viaturas dos residentes e vedada a automóveis de ‘rent-a-car’.

“Houve uma enorme diminuição do tráfego automóvel na estrada e até mesmo da utilização dos parques de estacionamento nos miradouros, e, com isso, criámos muito melhores condições para a fruição de todo o espaço e para uma experiência muito mais tranquila conectada com a natureza”, sublinha Berta Cabral.

O serviço de transporte, que funcionou em regime ‘hop on hop off’ até 30 de setembro último, compreendia itinerários com pontos de início e chegada na Caldeira Velha, na Ribeira Grande, e na Casa da Água, na Lagoa.

Abrangendo uma área de cerca de 14 quilómetros, o ‘shuttle’ passou por seis pontos de atração turística, funcionando das 09h00 às 19h00, todos os dias da semana, incluindo feriados.

O mês em que mais bilhetes foram vendidos foi agosto (16.995), seguindo-se julho (15.053) e setembro (11.946). Junho, mês em que se iniciaram as viagens de ‘shuttle’, foram vendidos 6.842 bilhetes.

“Integrada no programa de sustentabilidade do destino Açores, que deverá atingir a certificação de Ouro em 2024, esta operação contribuiu para melhorar a experiência dos turistas, para a descarbonização da visitação e para disciplinar o acesso de viaturas às principais atrações turísticas ao longo daquela estrada, como o Miradouro da Lagoa do Fogo, que sofreu um aumento significativo da procura nas últimas duas épocas altas, devido ao incremento do fluxo de turistas”, afirma Berta Cabral.

“Ficou bem demonstrado que não temos, nem sequer estamos perto de ter, qualquer indício de massificação turística. O que era preciso aqui e que é preciso em outros locais, pontualmente, é ordenar o fluxo de pessoas e adequar a tipologia de visitação ao local”, sublinha a governante.

A Secretária Regional adianta que esta solução “é para repetir” e que, com este tipo de solução, “é possível manter o turismo como motor da economia regional, com o adequado equilíbrio na proteção do património natural”.

E prosseguiu: “Ou seja, esta medida atingiu um dos nossos grandes objetivos: reduzir a pressão ambiental sobre uma zona protegida e um dos locais mais visitados na ilha de São Miguel”.

Berta Cabral afirma, também, que “há ainda outro mérito na forma como se implementou esta solução, que é o fato de se conseguirem recolher e compilar, por via digital, dados sobre o fluxo de visitantes, e isso é algo muito valioso para alimentar a inteligência turística e sustentar melhor as decisões”.

De referir, ainda, que a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional das Obras Públicas, disponibilizou mais de 200 lugares de estacionamento para apoio aos visitantes daquela zona turística.

“Para o próximo ano, daremos continuidade a este serviço e, naturalmente, há várias questões que procuraremos melhorar e ajustar, em conjunto com o prestador do serviço, pois queremos sempre evoluir no caminho da excelência turística”, conclui Berta Cabral.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.