AGENDA

AÇORES | Agenda. Quatro dias que juntam na Terceira o Património Cultural de Portugal e Espanha

808views

Que modelos permitem aproximar a gestão patrimonial das populações? Qual o futuro das 17 classificações de Património Mundial que Portugal possui? Estes são alguns dos temas que a AR&PA – Bienal Ibérica do Património Cultural convida a debater, já a partir de 12 de Outubro, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Até 15 de Outubro, o evento de referência do sector do Património Cultural em Portugal e Espanha dedica a sua edição de 2023 ao tema Tecnologia e Património, permitindo a todos conhecerem as tecnologias em uso nesta área, desde o apoio à gestão patrimonial, passando por formas cativantes de transmitir informação ao público, procurando gerar hábitos regulares de consumo das experiências patrimoniais.

Angra do Heroísmo, que celebra em 2023 o 40.º aniversário da inscrição do seu Centro Histórico na Lista de Património Mundial da UNESCO, é o ponto de encontro de mais de 50 entidades portuguesas, espanholas e de vários países europeus que apresentam o seu trabalho no Património Cultural, numa Mostra Expositiva única, agregadora de entidades públicas, privadas, de escolas e centros de investigação, start-ups e artesãos, entre muitas outras.

Durante quatro dias, a programação AR&PA – Bienal Ibérica do Património Cultural, totalmente gratuita*, propõe visitas exclusivas, exposições, demonstrações de técnicas artesanais, percursos pelo património cultural da Terceira, concertos, actividades de Educação Patrimonial, palestras e mesas redondas para todo o público interessado.


De entre os momentos de debate, destaca-se a TALK PATRIMONIO.PT, sobre o tema Descentralização das Políticas Patrimoniais, a 13 de Outubro, que reúne especialistas portugueses, britânicos, franceses e espanhóis em torno de exemplos de políticas de Património Cultural próximas das comunidades, procurando identificar as suas vantagens e riscos num momento em que as instituições públicas do sector, em Portugal, sofrem uma profunda reorganização .

Também na sexta-feira, a International Heritage Talks dedicada à Tecnologia ao Serviço do Património é uma oportunidade para conhecer projectos nacionais e internacionais em que a Tecnologia desempenha um papel fulcral na Gestão, Visitação e Experiência e na Ciência aplicada à experiência patrimonial.

De assinalar ainda a TALK de sábado, 14 de Outubro, relativa ao Património Imaterial, um Património de Futuro, onde são debatidas as mais de 17 classificações de Património Mundial e nove de Património Cultural Imaterial de Portugal, a valorização destas práticas passadas e a sua inscrição no futuro.


A edição de 2023 da AR&PA – Bienal Ibérica do Património Cultural é igualmente um palco privilegiado para o reconhecimento público da excelência do trabalho desenvolvido no sector, através dos Prémios Património Ibérico, que distinguem as boas práticas em projectos, entidades e profissionais.

Nesta 2.ª edição dos Prémios Património Ibérico são galardoados projectos iniciados e/ou concretizados entre Setembro de 2021 e Setembro de 2023, tendo sido apresentadas 83 as candidaturas às cinco categorias em jogo (Melhor Projecto de Mediação; Melhor Estratégia de Comunicação; Melhor Projecto em Parceria; Melhor Projecto de Touring Cultural e Especial 2023: Melhor Projecto de Tecnologia aplicada ao Património).

Os Prémios Património Ibérico, que são atribuídos em cerimónia pública a 13 de Outubro, incluem ainda a categoria Prémio Património Ibérico, decorrente de escolha do júri do projecto, evento ou iniciativa que se tenha distinguido pelo seu contributo para a valorização efectiva do Património Cultural da Península Ibérica.

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é um projecto da Spira – revitalização patrimonial – gerado pela fusão da Feira do Património com a AR&PA – Bienal de la Restauración y Gestión del Património, promovida pela Junta de Castela & Leão -, e que, desde 2017, se realiza em Valladolid (Espanha), nos anos pares, e em Portugal, em formato itinerante, nos anos ímpares.

A Bienal assenta no estabelecimento de parcerias com um conjunto de entidades públicas e privadas que apoiam diversas componentes do evento, das quais se destacam a Junta de Castela & Leão, a Comissão Nacional da UNESCO, a AICEP, a Direcção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal, a Fundação Millennium bcp e contando, desde sempre, com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

A edição deste ano da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é promovida em parceria com Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo dos Açores e com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.