XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 04 de Outubro de 2023

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
818views

A sessão de ontem em Wall Street terminou com um sentimento negativo. O índice Nasdaq perdeu mais de 1,87% durante o dia, o índice de referência S&P500 perdeu 1,37% e o Russell 2000 perdeu mais de 1,87%. As vendas intensificaram-se após a leitura dos dados JOLTS, que indicaram a força do mercado de trabalho dos E.U.A., o que pode encorajar a Reserva Federal a efetuar mais aumentos das taxas de juro.

O RBNZ deixou as taxas inalteradas, em 5,5%. Os comentários dos banqueiros indicaram que as taxas devem permanecer em níveis mais restritivos por um longo período de tempo, e que o mercado ainda enfrenta a ameaça de um declínio insuficiente na atividade económica e na inflação a curto prazo. O NZD perdeu após a decisão, em face de uma posição ligeiramente menos hawkish do RBNZ do que o esperado anteriormente.

Os futuros apontam para uma abertura em baixa da sessão de hoje na Europa, uma extensão direta das descidas registadas durante a sessão de ontem em Wall Street. As descidas devem-se, em grande parte, à situação no mercado de títulos de dívida, nomeadamente à subida das yields das obrigações americanas a 10 anos.

Kevin McCarthy foi destituído do cargo de Presidente da Câmara dos Representantes, depois de o congressista Matt Gaetz, da Florida, ter apresentado uma moção de destituição, que foi posteriormente rejeitada na Câmara dos Representantes. O tema da discórdia foi um acordo sobre um orçamento provisório que afastou o espectro de uma paralisação do governo.

O Secretário de Estado do Governo japonês, Matsuno, anunciou que as autoridades continuarão a tomar medidas adequadas no mercado cambial. O ministro das Finanças, Suzuki, e o diretor do departamento de câmbio, Kanda, não quiseram comentar se o Japão interveio no mercado cambial. No entanto, a volatilidade no YEN registada ontem aponta para que o BoJ interviu com as reservas cambiais e é possível que o mesmo aconteça hoje, caso o par USDJPY continue a valorizar.

Matérias-primas – Petróleo e Metais Preciosos

O petróleo ainda ganhou alguma força ontem, esteve a subir mais de 2%, mas as quedas fortes nos índices acionistas, levaram a que esses ganhos fossem apagados durante a noite.

Os metais preciosos continuam sobre pressão, caso as yields das obrigações do tesouro continuem a disparar em flecha como temos visto, a valorização do dólar deverá levar o ouro e a prata a continuar a derreter.

Agenda Económica – Dia com dados importantes nos mercados!

Hoje o destaque no calendário macroeconómico vai para os dados do emprego do ADP nos EUA e os dados sobre o PMI dos serviços dos EUA. Teremos da parte da manhã índices PMI de serviços na Zona Euro e na Alemanha e Reino Unido. Posteriormente, a presidente do BCE vai falar as 9:10.

Da parte da tarde, os dados arrancam com a criação de emprego privada, o ADP as 13:30, posteriormente as 14:45 teremos os dados do PMI de serviços, que fornecerá um sinal mais claro de como se está a desenvolver os serviços nos EUA. Um pouco mais tarde, as 15h teremos os dados do ISM dos serviços, que deverá complementar os dados anteriores dos PMIs. Por fim, às 15:30 teremos os inventários de stock de petróleo bruto divulgados pela EIA.

Sexta-feira será o dia mais importante no mercado, pois teremos os dados completos em relação ao emprego, divulgados pelo NFP e pela taxa de desemprego nos EUA.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.