FAIAL | Presidente do Governo lembra que dimensão marítima do país se deve em grande parte aos Açores
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou esta quinta-feira a Escola do Mar, no Faial, lembrando que a dimensão marítima de Portugal se deve em grande parte aos Açores, sendo “justa” a reivindicação de que a Região “lidere” este ativo em áreas como a ciência ou investigação.
O governante marcou presença na assinatura de um protocolo de cooperação entre a Marinha, representada pelo Almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), e a Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA).
“Sou hoje testemunha de uma cooperação entre duas instituições que muito enaltecem a política estratégica do Governo dos Açores”, vincou o governante, falando no potencial da economia azul e da aposta do Executivo nesta matéria.
“Ninguém discute que a questão das fronteiras é de soberania nacional. O que discutimos hoje e queremos ter palavra tem a ver justo direito de ter voz e liderar a gestão do mar em áreas como a sensibilidade ambiental e os impactos económicos no desenvolvimento dos Açores e dos açorianos”, vincou José Manuel Bolieiro
A acompanhar o Presidente do Governo esteve o Secretário Regional do Mar e Pescas, Manuel São João.
José Manuel Bolieiro lembrou a sua relação de amizade de “muitos anos” com o Almirante Gouveia e Melo, acrescentando que este “tem e sempre teve uma especial sensibilidade e um pensamento estratégico sobre os Açores”.
GRA/RÁDIOILHÉU