AGENDA | “Em quietude, a sentir o espaço” exposição de Sara Chang Yan inaugura no project room do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas a 14 de outubro
Continuando a usar a terceira sala expositiva que o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas converteu como project room, para exposições individuais de jovens artistas açorianos ou residentes nos Açores, apresentamos, pela primeira vez, uma artista residente noutra ilha, o Pico, numa tentativa de expandirmos a representação de artistas.
A partir de 14 de outubro, a artista Sara Chang Yan, nascida em Lisboa, mas a residir na ilha do Pico, ocupará, com as suas obras, este espaço. A exposição “Em quietude, a sentir o espaço” utiliza o desenho, num campo expandido, que poderá, em momentos, ser pensado como instalação. Os seus desenhos ganham corpo, saem da parede, ocupam o espaço e ganham materialidade, recentemente utilizando a madeira para tal.
Nas palavras da artista:
“Às vezes perguntam-me o que estou a desenhar.
Desenho algo real e aberto, não é um sólido.
Desenho uma situação que é inteira e infinita.
Desenho uma realidade que se vai descobrindo.
O desenho guia-me por noções da realidade, dentro e fora de mim.
Noto que existe em simultâneo, o impulso de desenhar, e uma vontade de vivenciar Deus. Parece-me que estudo o ser, ou talvez a essência.
Ao estar presente, a sentir o espaço, parece existir uma espacialidade inerente ao espaço, onde a vida também acontece. E surgem gestos que pontuam, sentem e dão forma a uma qualidade do espaço.”
Esta exposição inaugurará em simultâneo com a exposição “De Natura Maris” de Urbano, no dia 14 de outubro, pelas 17h00, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.
ACAC/RÁDIOILHÉU