Vasco Cordeiro alertou esta segunda-feira o Governo Regional para as necessidades da Região na área da Educação, registadas este ano, no arranque do ano letivo.
O Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS falava em Ponta Delgada, à saída de uma reunião com o Conselho Executivo da EBI dos Arrifes.
Entre as necessidades que se verificam, Vasco Cordeiro sublinhou a falta de professores, de assistentes operacionais e de bolseiros ocupacionais que possam garantir o acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais.
Vasco Cordeiro entende que o Governo Regional deve ser “mais diligente, prestar mais atenção e ter mais rapidez na resolução destes assuntos”.
“O facto é que, à data da passada semana, se estimavam em cerca de 300 as vagas de professores que estavam abertas ou em curso, mas com necessidade de serem preenchidas, para assegurar o funcionamento normal das escolas da nossa Região”, frisou o líder dos socialistas Açorianos.
Vasco Cordeiro salientou ter existido “descuido” na gestão dos assistentes operacionais no setor da Educação, uma vez que “só na véspera de se iniciar o ano letivo é que o Governo Regional terá dado conta que “faltariam cerca de duas centenas de assistentes operacionais, que estariam em situação de baixa”.
O Presidente do PS/Açores defende uma “maior atenção” no apoio às crianças com necessidades educativas especiais, salientando as falhas que têm vindo a público nas colocações de bolseiros ocupacionais
“A nossa avaliação é que houve uma distração, um descuido da parte do Governo Regional neste processo, mas é sobretudo a necessidade de ter em conta que não pode acontecer aquilo a que assistimos nas notícias mais recentes, que reportam indeferimentos e recusas quanto à questão dos bolseiros ocupacionais, porque isso afeta diretamente a capacidade e a possibilidade dessas crianças com necessidades educativas especiais poderem frequentar a escola e, em segundo lugar, das famílias se poderem organizar para garantir também esse direito às suas crianças”, finalizou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.
GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU