DIÁSPORA

DIÁSPORA | Cravos em Setembro?  A tradição e a inovação em congresso na Califórnia

1.3kviews

Há 47 anos que a Luso-America Education Foundation (LAEF) realiza um congresso dedicado à língua portuguesa e às culturas lusófonas, dando enfase às ligações entre a nossa diáspora na Califórnia e os arquipélagos dos Açores e da Madeira. 

O congresso tem sido realizado em várias cidades da Califórnia, desde San Diego a San Pablo, incluindo várias cidades do vastíssimo Vale de São Joaquim.  Iniciado como um congresso dedicado à preparação de professores do ensino bilingue, poucos anos mais tarde, por motivos das políticas do ensino bilingue, do estancar da emigração e da integração da nossa diáspora no mundo californiano, o congresso passou a ter uma forte vertente académica e comunitária.  

O quadragésimo sétimo congresso, tal como os três que o precederam, será organizado virtualmente através da plataforma Zoom e na Facebook Live, contando com a presença de cerca de 40 intervenientes em apresentações, depoimentos e debates.   Este é o quarto congresso da LAEF organizado pelo Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI) da universidade estadual da Califórnia em Fresno.

De 27 a 30 de setembro, e com o tema: Cravos em setembro? – Liberdades, Legados, Culturas, Identidades e Perspetivas.  Os temas concentram-se em torno do 25 de abril, dos 50 anos de liberdade em Portugal e da Diáspora na Califórnia.  A Diáspora de há meio século e a Diáspora de hoje no que ainda é o estado com o maior número de luso-descendentes na união americana, cerca de 350 mil, segundo o último censo nos EUA.

Alguns dos temas em debate serão: A revolução dos Cravos na Califórnia-memórias e perspetivas; A Literatura açor-americana na Califórnia; A Diáspora de Hoje e as Prospetivas para Amanhã; Ensinar a língua portuguesa na Califórnia-desafios e oportunidades; Preservando as raízes com registos da emigração açoriana; Semear Abril; A presença Portuguesa no Havaí no começo do século XX; O Pulso Português na Califórnia-unindo o comércio e a industria; Tradição e Inovação na Diáspora da Califórnia; Promovendo os Valores de Abril na Diáspora da Califórnia; A Comunidade que eramos e a Comunidade que somos; Laços Transoceânicos – as relações Açores-EUA; A minha Leitura da nossa Diáspora – diálogo intergeracional;  50 anos de democracia em Portugal – como a podemos celebrar na Califórnia?  

O Congresso começa com uma apresentação sobre o processo autonómico dos Açores nos pós 25 de abril, pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.  Haverá ainda no primeiro dia, 27 de abril uma apresentação da Professora Doutor Daniela Melo, da Boston University, sobre o envolvimento da diáspora luso-americana nos anos de 1974-75.     

Tal como no passado, o congresso terminará com uma sessão de encerramento, também online, com a presença de Pedro Pinto, Cônsul-geral de Portugal em São Francisco.  Serão ainda feitas atas do congresso com a elaboração das respetivas conclusões, que serão publicadas e enviadas à comunicação em ambos os lados do Rio Atlântico.   

Para Diniz Borges, diretor do PBBI e coordenador deste congresso, “esta é ainda mais uma oportunidade para se refletir sobre a Diáspora à luz dos Valores de Abril e dos números recentemente publicados pelo Censo americano sobre a nossa presença no mundo californiano.” 

A Luso-American Education Foundation (LAEF) da Califórnia é uma organização dedicada ao avanço da educação e cultura lusófona nos Estados Unidos, com um foco especial na Califórnia.  Fundada com o objetivo de promover o ensino da língua, cultura e história portuguesas, a LAEF desempenha um papel vital na preservação e promoção do património luso-americano.

Desde a sua fundação, a LAEF tem trabalhado incansavelmente para apoiar o ensino da língua portuguesa nas escolas da Califórnia, e incentivar os alunos luso-descendentes a frequentarem unidades do ensino superior, oferecendo bolsas de estudo. 

Uma das iniciativas mais notáveis da LAEF é a realização de conferências educacionais e culturais que reúnem académicos, educadores e entusiastas das culturas lusófonas. Essas conferências servem como um fórum importante para discutir pesquisas, melhores práticas e desafios relacionados ao ensino da língua e cultura portuguesa na Califórnia, fortalecendo assim os laços entre as comunidades lusófonas e promovendo a compreensão mútua. A LAEF continua a desempenhar um papel crucial na promoção da cultura portuguesa, com programas como um intensivo curso de verão para jovens de todo o estado.  O congresso é um contributo importante para a continuidade de uma herança portuguesa, açoriana e madeirense vibrante em todo o estado da Califórnia, criando laços com toda a lusofonia e com  outras línguas e culturas.    

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.