ÚLTIMAS

ÁGUA DE PAU | Prisão preventiva por roubo agravado

753views

A Divisão Policial de Ponta Delgada, por intermédio da Brigada de Investigação Criminal da Esquadra da Lagoa, procedeu à detenção, fora de flagrante delito, de um homem, de 37 anos, por se encontrar fortemente indiciado na prática de um crime de roubo agravado.

Após a PSP ter sido acionada para uma ocorrência relacionada com um crime de roubo, acabado de ocorrer, no interior de um supermercado, situado na freguesia de Água de Pau, do concelho de Lagoa, os policias em serviço, deslocaram-se de imediato para o local, tendo, desde logo, preservado os vestígios que foram deixados no local, e ainda, recolheram um conjunto de informações que se revelaram fundamentais para auxiliar as diligências investigatórias de caráter prioritário que se seguiram.

Neste sentido, de acordo com as informações recolhidas, foi possível apurar que o suspeito tinha atuado de dia e durante o horário de funcionamento do estabelecimento, encapuzado e enluvado, o qual assim que irrompeu pelo interior do supermercado, sob ameaça de uma arma branca, coagiu a operadora de caixa a entregar-lhe todo o dinheiro que se encontrava no interior da caixa registadora, tendo em ato contínuo, subtraído e se apoderado, por intermédio de violência, da referida caixa registradora que continha centenas de euros em numerário, colocando-se em fuga para parte incerta.

Atendendo à especial censurabilidade e perversidade que a conduta do suspeito revelou, os investigadores da PSP procederam no imediato a diversas diligências processais de recolha de prova, suscetíveis de permitirem o cabal esclarecimento da responsabilidade e participação do suspeito entretanto identificado, circunstância que sustentou a detenção, fora de flagrante delito, mediante ordem do Magistrado do Ministério Público de Ponta Delgada, de modo a acautelar-se a prevenção da prática de novos crimes por banda do arguido. 

Após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, o arguido aguardará os ulteriores termos do processo sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

O Comando Regional dos Açores destaca a tremenda importância da intervenção dos vários operadores de justiça no âmbito desta investigação, não só pela identificação e detenção do autor de um crime praticado em circunstâncias pouco comuns na Região Autónoma dos Açores, mas também pela prevenção de outros ilícitos por parte deste arguido, que por certo, daria prosseguimento à prática de crimes, eventualmente aumentando a escalada para crimes de natureza mais grave.

CR/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.