A Secretária da Saúde e Desporto, que detém as tutelas da Proteção Civil e Bombeiros, esteve presente na terça-feira na assinatura de um novo protocolo entre a Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Praia da Vitória (AHBPV).
“Esta é uma nova forma de assistência às populações, um projeto piloto que se inicia com esta colaboração com a AHBPV, mas que no futuro pretendemos que se replique” declarou Mónica Seidi.
Em vez do socorro através de um veículo de assistência e uma ambulância, passa a haver uma “maximização dos recursos recorrendo apenas a um veículo, uma ambulância tipo B”.
A governante detalhou que “a ambulância passa a ser a única unidade enviada para o socorro, com todo o equipamento necessário e que, anteriormente, se dividia por dois veículos; esta viatura é ativada da mesma forma, obedece ao médico regulador e funciona com os mesmos protocolos de atuação do serviço SIV”.
“Não obstante, em vez de quatro recursos humanos, passamos a ter três, onde se incluiu sempre um enfermeiro, e um TAS e/ou TAT”, precisou.
Os tripulantes de ambulância de socorro são treinados especificamente nesta área de modo a maximizar cada um dos equipamentos nos veículos bem como dos recursos humanos envolvidos.
Assim, dispensa-se a utilização do veículo SIV, enviando de imediato os recursos mais completos existentes, ampliando os meios disponíveis para os socorros antes da chegada ao hospital ou centro de saúde.
“Este é um investimento de 72 mil euros por ano” detalhou a Secretária Regional.
E acrescentou: “Dentro de 12 meses faremos uma reavaliação”.
O serviço funcionará todos os dias do ano, entre as 7h00 e as 20h00, sendo que o seu objetivo é prestar o socorro imediato e eficaz às populações.
Estiveram presentes também a Presidente da Câmara da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, Major Rui Andrade, o Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros da Praia da Vitória, Luís Cunha e o Comandante do Corpo de Bombeiros da Praia da Vitória, Alexandre Cunha, bem como diversos membros destas associações.
GRA/RÁDIOILHÉU