No mês de setembro, o Cineclube Montanha volta ao grande ecrã no Auditório Municipal das Lajes do Pico. Três filmes distintos, para audiências com gostos diferentes, é a aposta da MiratecArts para dar entrada no outono na vila baleeira.
Já no próximo domingo, 17 de setembro, às 17h, convida-se as famílias para comemorar com o maior estúdio de animação na Ásia. Em 1994, Isao Takahata estreou uma fantasia sobre temas ambientalistas, com animais falantes no protagonismo. “POM POKO: A Grande Batalha dos Guaxinins” trata-se de um clássico moderno do cinema de animação japonês a celebrar 30 anos do Estúdio Ghibli.
Os contrastes conceituais e sua tradução no desenho-animado, na narrativa coletiva, no ímpeto do manifesto ambiental são características excepcionais que já inspiraram muitos filmes até hoje, e vale a pena recordar em família, no grande ecrã, agora em versão remasterizada com legendas em português.
“O Fotógrafo de Minamata” é um drama biopic do cineasta Andrew Levitas. Baseado numa história verídica, um relato libertador e comovente do triunfo sobre a adversidade. Protagonizado por Johnny Depp. A história da doença de Minamata, que vai buscar o nome à cidade homónima no Japão, e o compromisso corajoso de W. Eugene Smith em documentá-la são um testemunho da importância do jornalismo de investigação e da responsabilidade em expor as injustiças e os crimes contra a saúde pública. A exibição está marcada para quinta-feira, 21 de setembro, sugerida para maiores de 12 anos.
Na última quinta-feira do mês, 28, apresentamos o documentário de Giuseppe Tornatore, “ENNIO, o Maestro.” Este é um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.
Cineclube Montanha é um projeto MiratecArts em parceria com o Município das Lajes do Pico. Todas as sessões são legendadas em português e de entrada livre, com o intuito de incentivar e criar novas audiências.