A NOS acaba de registar uma patente nos Estados Unidos da América, relativa a um inovador sistema que usa os padrões de zapping dos utilizadores para melhorar a forma como estes mudam de canais nas suas boxes.
Esta solução, desenvolvida pela equipa da NOS Inovação, analisa os padrões de zapping do utilizador para determinar a probabilidade deste mudar para outros canais. Com este conhecimento, ao fim de um determinado período, faz uma pré-sintonização daquele que, com base no seu padrão habitual, é o “próximo canal” mais provável, o que permite aumentar a rapidez e melhorar a experiência do zapping. Toda a informação é anonimizada e confidencial.
João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, sublinhou: “Este é um exemplo da forma como a ciência de dados, bem como a inteligência artificial, pode ajudar a melhorar a performance dos produtos atuais e futuros. Na NOS, estas ferramentas não fazem parte do futuro, mas sim do nosso presente. Estamos a trabalhar em novas formas de as usarmos para melhorar e ou criar novos produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes. Dentro dessa estratégia, queremos desenvolver um ecossistema inteligente NOS que seja a referência, não só no mercado nacional, mas também a nível internacional.”
Reconhecendo o trabalho que a NOS tem feito em matéria de inovação, em Portugal, a NOS Technology, NOS Inovação e NOS Sistemas acabam de ser distinguidas com o Estatuto INOVADORA COTEC 2023. Esta distinção reconhece anualmente empresas que aliam elevados padrões de estabilidade financeira, eficiência operacional com potencial de inovação tecnológica de modo a gerar crescimento robusto, rentável e recorrente. Recorde-se que a NOS foi a terceira empresa portuguesa que mais investiu em I&D em 2021, e a NOS Inovação a quarta que mais pedidos de patentes submeteu no ano passado.
725
add a comment
Mauricio De Jesus
EditorMaurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.