AGENDA

PICO | Martim Cymbron executa pintura no basalto da ilha montanha

1.4kviews

O local de inspiração para o projeto Saudade por Martim Cymbron, Jardim Saudade da MiratecArts Galeria Costa, na ilha do Pico, ganha pintura como parte do roteiro de arte na propriedade sede da associação MiratecArts.

Depois de visitar o Jardim Saudade, o artista ficou inspirado para desenvolver este projeto, assim construindo uma série de dez obras, em exposição itinerante pelas ilhas. Para encerrar a parte artística, numa pedra de basalto serrado, o artista executa a última obra do projeto dedicado à planta florífera scabiosa, em abundância no Jardim Saudade.

“A Saudade está na reta final,” diz Martim Cymbron “Foi desafiante e muito gratificante trabalhar num projeto único e inédito, que inclui a exposição itinerante que ficará eternamente nos corações do espectador.”

A exposição Saudade está patente este verão de 2023 na Biblioteca Municipal da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, e já tem planos para 2024 na Galeria Municipal de Ponta Delgada, onde encerra a sua digressão pelas ilhas. Desde 2017, a exposição esteve em itinerância pública no Museu do Pico, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, o Atelier de Kaasfabriek na ilha de São Jorge, o Museu das Lajes das Flores, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em Angra do Heroísmo, o Centro do Dia no Corvo e o Museu da Graciosa.

A última obra de projeto Saudade por Martim Cymbron foi executada durante o Azores Fringe Festival, o qual o artista também aproveitou sua passagem pela ilha montanha para renovar a pintura “Nature Drops” no Madalena Roteiro de Arte Pública. “Um dos meus primeiros projetos no Azores Fringe voltou à natureza,” explica o artista. “As gotas estão de volta, renovadas e cheias de energia com toda a sua magia.”

O artista micaelense estudou pintura nos Países Baixos e sua arte fez parte de exposições individuais e colectivas na Holanda, Nova Iorque, Mónaco, Lisboa e nas nove ilhas dos Açores. A sua obra está representada em vários locais, onde se destaca: Presidência da República, Parlamento Europeu, Principado de Mónaco, Universidade dos Açores, Consulado dos EUA nos Açores, entre outros. No seu currículo constam cinco prémios internacionais.

Quanto ao festival, que está a decorrer até ao final de junho, o artista acrescenta  “o Azores Fringe Festival é único por abraçar as 9 ilhas dos Açores nas suas mais diversas formas de arte. Recomendo vivamente a fazerem parte desta família que vos abraçará com todo o carinho.” Artistas açorianos podem e devem se juntar à associação MiratecArts registando no site online.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.