PONTA DELGADA | Clélio Meneses reitera compromisso de envolver médicos no processo negocial das carreiras
O Secretário Regional da Saúde e Desporto reiterou esta sexta-feira o compromisso de envolver os médicos no processo negocial das carreiras do setor, tudo “com respeito e sentido de diálogo”.
Clélio Meneses falava durante a tomada de posse dos novos órgãos regionais da Ordem dos Médicos, que decorreu em Ponta Delgada.
“Os processos negociais que estamos a desenvolver com os sindicatos são mesmo negociais, com nada de pré-definido”, vincou.
“Pode demorar mais algum tempo, mas o resultado final será mais sustentado, sobretudo porque envolve os que estão no terreno”, sublinhou ainda.
O governante, que representou o Presidente do Governo Regional na cerimónia, realçou o esforço da classe médica nos últimos dois anos, e avançou números que suportam a realidade atual do “acesso mais rápido aos cuidados de saúde, com mais consultas e menos listas de espera”.
“O esforço desenvolvido para o acesso rápido aos cuidados de saúde está a dar frutos”, disse Clélio Meneses, que acrescentou outro dado agora conhecido, resultante das evacuações médicas.
“Foram realizadas o ano passado mais de 400 evacuações de doentes, em urgência e em insularidade, que é o que nos identifica. Tudo isto demonstra que há uma enorme capacidade dos nossos profissionais de saúde, e da classe médica em particular. Há muito a fazer, mas tudo o que foi feito até aqui, demonstra que é possível ultrapassar as dificuldades e que não é mesmo uma fatalidade os problemas do setor da saúde”, considerou o Secretário Regional.
“O esforço que temos desenvolvido no acesso rápido aos cuidados de saúde, também já estão a ter resultados palpáveis”, afirmou ainda.
O governante vincou o esforço do Governo Regional na contratação de médicos para a Região, recordou que “há hoje mais 70 médicos do que há dois anos” e expressou a convicção de que o projeto em curso de digitalização da saúde seja “fundamental” para o bom desempenho do Serviço Regional de Saúde.
“Isto terá de ter um impacto na vida dos profissionais de saúde, desde logo, bem como na vida dos utentes, com a redução das listas de espera”, frisou.
GRA/RÁDIOILHÉU