ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Governo desenvolve candidatura da viola da terra a Património Cultural e Imaterial da Humanidade

| Fotos: MM
450views

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, garantiu que a primeira fase do processo de candidatura da viola da terra dos Açores a Património Cultural e Imaterial da Humanidade já arrancou.

O anúncio foi feito no âmbito de uma audição na Comissão dos Assuntos Sociais, da Assembleia Legislativa Regional, esta sexta-feira, 10 de fevereiro, sobre um projeto de resolução, apresentado pelo partido socialista, para um plano de valorização da viola da terra nos Açores.

A governante começou por explicar que concorda que seja definido o dia 2 de outubro como o dia da viola da terra, também proposto no projeto de resolução em debate.

Aliás, de acordo com Sofia Ribeiro, esta proposta “já havia sido apresentada” ao anterior executivo em 2018, por uma associação cultural, não tendo sido acolhida.

A titular da pasta dos Assuntos Culturais explicou que, numa primeira fase do projeto, é preciso “promover a candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”.

Para isso, a Direção Regional dos Assuntos Culturais já efetuou “o estudo das diretrizes operativas para a aplicação das orientações e requisitos específicos” à candidatura.

Foi feita uma “análise aos critérios relativos à inscrição e à avaliação” das candidaturas, tendo sido desenvolvidas reuniões e entrevistas a “diversos músicos e tocadores na Região”.

“Um processo de candidatura desta natureza tem que ser necessariamente um processo que envolva a comunidade e as entidades em todas as ilhas. Não pode ser um processo unilateral; até porque envolve muito conhecimento empírico que é preciso reunir e catalogar”, salientou.

Durante a audição, Sofia Ribeiro explicou que a direção regional “já fez o levantamento dos construtores e tocadores da viola da terra dos Açores por freguesias, concelhos e ilhas; bem como procedeu à recolha de informação dispersa”.

A Secretária Regional garantiu que já foi feita “um contacto para a colaboração com o centro de investigação especializado”, de forma a “garantir as condições logísticas, técnicas e científicas” para uma candidatura ao inventário nacional.

A valorização da viola da terra foi assumida pelo XIII Governo dos Açores como uma prioridade desde o início do mandato, através da sua inscrição no programa de Governo.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.