O presidente dos Trabalhadores Social-Democratas, Joaquim Machado, destacou hoje a taxa de desemprego mais baixa desde 2008, segundo dados anunciados pelo Instituto Nacional de Estatística, relativos a 2022.
De acordo o dirigente social-democrata, “no último ano a taxa média de desemprego foi de 6%, idêntica à média nacional e que compara com 7,2% verificada em 2021”, salientou.
Para os Trabalhadores Social Democratas dos Açores (TSD/Açores), “este é o resultado mais evidente das políticas de emprego levadas a cabo pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) e partidos que o apoiam no plano parlamentar”.
Segundo Joaquim Machado, “estes indicadores são muito relevantes, considerando que no último trimestre a Região foi a única do país que baixou a sua taxa de desemprego”.
Além disso, sublinha o dirigente, “tudo isto acontece com o decréscimo de trabalhadores em programas ocupacionais, conferindo, portanto, mais rendimento e estabilidade profissional aos trabalhadores açorianos”.
“E nada melhor do que o emprego para garantir estabilidade às pessoas e às famílias, nomeadamente para fazerem face aos efeitos da inflação”, acrescenta Joaquim Machado.
Os dados oficiais apontam que “em dezembro nos Açores estavam inscritos nos Centros de Emprego 5.657 açorianos à procura de emprego, havendo no mesmo período 2.795 trabalhadores integrados em programas ocupacionais”, concluiu o líder dos TSD/Açores.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU