O vice-presidente do PSD/Açores Luís Maurício condenou hoje o Partido Socialista por insistir na “repetição de falsidades” para atacar o Governo Regional, lembrando que o Executivo já tem em execução os “maiores apoios sociais de sempre” para atenuar o impacto da crise inflacionista.
“O Orçamento da Região para 2023, que já está em execução e teve o voto contra do Partido Socialista, contempla os maiores apoios sociais de sempre e os impostos mais baixos do país. Graças à ação do Governo Regional, os açorianos estão mais protegidos para enfrentar o período de incerteza que se vive na Europa e no mundo. Mas o PS finge que estas medidas concretas não existem e insiste na repetição de falsidades”, afirmou.
Segundo o dirigente social-democrata, o Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM “está a dar resposta às preocupações dos açorianos, pois estabeleceu como prioridade a proteção social ao reforçar os apoios às famílias e às pessoas com carências económicas, bem como à classe média dos Açores”.
“Para atenuar o impacto da crise inflacionista, o Governo dos Açores procedeu a aumentos substanciais do Complemento Regional de Abono de Família, da remuneração complementar, dos apoios da Ação Social Escolar ou do Complemento Especial para o Doente Oncológico”, frisou.
Luís Maurício lembrou também o reforço dos apoios aos idosos dos Açores, nomeadamente o aumento em 40%, desde o início da legislatura, do Complemento para a Aquisição de Medicamentos pelos Idosos (COMPAMID), “muito acima da taxa de inflação”.
“Foi também o Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM que reduziu o imposto sobre os produtos petrolíferos, garantindo que os Açores têm os combustíveis mais baratos do país. A mitigação da subida da fatura energética passa também pelo Solenerge, o inovador programa regional de apoio à aquisição de sistemas solares fotovoltaicos, que está a registar uma grande adesão”, acrescentou.
O vice-presidente do PSD/Açores destacou ainda a redução para 8,75% da taxa de IRC para as micro, pequenas e médias empresas açorianas, que está em vigor desde o início do ano e “permitirá dar mais um importante contributo para fortalecer o tecido empresarial da Região”.
“Este robusto conjunto de medidas do Governo Regional, que já está em execução, desmente as falsidades que o Partido Socialista repete diariamente só para tentar espalhar desinformação. O PS/Açores transformou-se no partido do pessimismo e do alarmismo. É um partido sem projeto político”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU