ÚLTIMAS

PONTA DELGADA | Prisão Preventiva para suspeito da Prática de mais de uma dezena de Crimes

586views

        O Comando Regional dos Açores, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Ponta Delgada, procedeu à detenção de um homem, com 32 anos, indiciado da prática de mais de uma dezena de crimes, vários deles de natureza violenta e grave, nomeadamente roubos, violências domésticas, ofensas à integridade física qualificadas, entre outros. 

       Já depois do arguido ter sido detido no passado mês de outubro pela prática de um crime de roubo cometido conjuntamente com outros suspeitos no concelho da Ribeira Grande e, consequentemente, lhe terem sido aplicadas medidas de coação que o obrigavam a apresentações diárias obrigatórias perante as autoridades, tal panorama não impediu que o arguido tivesse prosseguido a respetiva atividade criminosa.

       No âmbito de várias diligências concretizadas por investigadores da Brigada de Serviço Permanente da PSP, foi possível reunir um vasto conjunto de provas que indiciam fortemente o arguido enquanto principal autor de vários crimes cometidos sobre várias vítimas e em diferentes locais do concelho de Ponta Delgada. Entre os vários ilícitos sob investigação, foi possível à PSP recolher inúmeras provas que apontam para várias ações violentas cometidas pelo arguido, inclusivamente com recurso a armas brancas, de forma a apoderar-se ilegitimamente de quantias e outros objetos de valores.

        De acordo com a investigação, alguns dos crimes cometidos pelo arguido assumem especial censurabilidade e gravidade fruto de terem sido cometidos contra vítimas das suas relações pessoais, encontrando-se indiciado da prática de dois crimes de violência doméstica sobre 2 vítimas distintas, tendo uma das quais carecido de internamento temporário em unidade hospitalar face ao grau de violência empregue pelo arguido durante as agressões e que viriam a resultar em vários traumatismos localizados em diferentes zonas do corpo da ofendida.

        O arguido, amplamente referenciado pelas autoridades fruto de antecedentes criminais relacionados com outros crimes de natureza violenta, tráfico de droga, entre outros, veio a ser privado de liberdade por intermédio de mandado de detenção emitido por autoridade policial, de forma a estancar a intensa e grave atividade criminosa a que se havia entregue ao longo das últimas semanas.  

       Após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, o arguido aguardará os ulteriores termos sujeito à medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.

 O Comando Regional dos Açores informa que as diligências prosseguirão tendo em vista a consolidação da prova, nomeadamente para efeitos de determinação do concreto papel desempenhado por este arguido e outros suspeitos no vasto número de crimes sob investigação.   

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.