Alcidia Gomes é a diretora executiva da Fundação Ag One e diretora sênior de desenvolvimento na Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnologia na Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, que tela como ela o dia: “é um título longo para dizer que o meu trabalho é ajudar os alunos a tornarem uma boa formação, numa magnífica formação”, explicou a emigrante da ilha das Flores, que acaba de ser distinguida com um prémio de liderança no estado da Califórnia.
Tendo emigrado em infância com os seus pais para a zona de Fresno, onde existe uma comunidade florentina, onde viveu inclusivamente o pai do poeta Pedro da Silveira, filha única, foi criada numa herdade agrícola. Após concluir os estudos secundários ingressou num “Community College” para depois mais tarde fazer transferência para a universidade estadual da Califórnia em Fresno, onde estudou empreendedorismo na agricultura, concluindo a sua licenciatura na faculdade onde é hoje tem uma posição de liderança.
Durante os últimos 28 anos, ela e a sua equipa têm trabalhado para fazer avançar a agricultura na faculdade das ciências agrárias e ajudar os doadores a alcançar os seus objetivos filantrópicos. “É isso que enche o meu coração”, disse Alcidia Gomes ao receber esta distinção.
“Penso que este é um momento excitante para ser estudante na Universidade Estadual da Califórnia em Fresno”. Egoisticamente, penso que é excepcionalmente excitante ser um estudante de agricultura”, continuou ela. “Quando penso no rico tecido da agricultura deste Vale, no cultivo de alimentos e fibras, na inovação que é necessária, e no espírito empreendedor dos líderes agrícolas, as oportunidades para os licenciados fazerem parte deste avanço são ilimitadas”.
Enquanto que foi a experiência agrícola que trouxe Alcidia Gomes para a agricultura, as oportunidades de crescimento são o que continua a alimentar a sua paixão, explicando: “hoje em dia esta não é a agricultura dos nossos pais ou dos nossos avós. A tecnologia necessária para pôr comida na mesa é espantosa”, acrescentou.
Alcidia Gomes recordou como é especial fazer parte da agricultura na Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, e a influência transformadora que a generosidade da família Bud e Dee Jordan (também com ligações aos Açores) tem tido no programa ao longo dos anos. Também assegura que o apoio do seu marido Gabriel, também natural da ilha das Flores tem sido muito importante na sua carreira.
Alcidia Gomes sente-se encorajada com o futuro da agricultura e otimista quanto ao futuro dos alunos que a estudam na Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, uma vez que ela lhes lembra a importância de serem otimistas, curiosos, e de terem integridade em todos os seus esforços.
Alcidia Gomes foi a única açor-descendente, a única luso-americana a receber esta distinção, a qual foi dada a 10 mulheres residentes no centro da Califórnia pela influência que têm nas suas respetivas profissões. Para além da sua liderança na faculdade das ciências agrárias, Alcidia Gomes tem dedicado muitas horas ao programa de intercâmbio entre o pólo da Terceira da Universidade dos Açores e a faculdade onde trabalha, assim como tem apoiado em várias dimensões o Instituto Português Além-Fronteiras, PBBI-Fresno State, como consequência do programa de intercâmbio.
Alcidia Freitas Gomes continua com uma grande ligação à sua ilha das Flores, visitando-a praticamente todos os anos. Tem também promovido grupos de estudo, com antigos alunos da universidade os quais visitaram várias ilhas do arquipélago. Mais uma açoriana que no mundo californiano eleva os Açores e a açorianidade a novos patamares.
PBBI/DB/RÁDIOILHÉU