REGIÃO | Berta Cabral manifesta “enorme satisfação” com a eleição dos Açores como destino com maior potencial turístico
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral manifestou hoje a sua “enorme satisfação” com a eleição internacional dos Açores como destino com maior potencial turístico.
Os Açores apresentam-se no topo da lista dos 10 destinos turísticos mais subestimados e com maior potencial de crescimento, segundo um estudo publicado durante a feira internacional World Travel Market (WTM), em Londres.
Para Berta Cabral, este é mais um reconhecimento que orgulha os açorianos e o Governo dos Açores, uma vez que, num questionário realizado a 210 profissionais internacionais do setor, 14,5% apontaram os Açores como um destino pouco conhecido que, no entanto, se pode tornar num dos mais apetecíveis por turistas aventureiros, seguido pelo norte da Grécia, com 14%, deixando para trás a Escócia, Holanda e País de Gales.
Esta eleição destaca, uma vez mais, aa beleza natural e o compromisso com a sustentabilidade: “Estamos no bom caminho, com os projetos que temos vindo a desenvolver com vista ao desenvolvimento do turismo, embora tenhamos que continuar a trabalhar para manter o nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade”, diz a governante.
“Este é um trabalho árduo, que deve ser levado a bom porto através da conjugação de esforços entre entidades públicas e privadas, e prima, acima de tudo, pelo respeito para com a nossa identidade natural e cultural”, prosseguiu Berta Cabral.
Os Açores estão na elite de destinos sustentáveis da União Europeia e o Governo Regional, através da Secretaria do Turismo, continua a trabalhar para atingir o nível Ouro, em 2024, na certificação com “Destino Sustentável” – recentemente a região foi auditada para, ainda este ano, possibilitar o Nível III de Prata.
Na última semana, a região passou a integrar a lista da National Geographic com os melhores destinos turísticos para 2023. As ilhas açorianas estão no top 25, destacando-se, também aqui, a sustentabilidade, mas também a natureza, a comunidade, a cultura, a família e a aventura.
Os Açores fazem parte da categoria de natureza e, segundo a National Geographic, isto acontece por via dos “programas de sustentabilidade premiados, que conservam as maravilhas naturais deste arquipélago vulcânico conhecido pela observação de baleias e nascentes térmicas”.
De resto, os Açores são uma das regiões portuguesas com maior taxa de crescimento no turismo. Em julho, registaram mesmo o maior número de passageiros aéreos dos últimos cinco anos.
Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), no referido mês, os aeroportos açorianos receberam 252.483 passageiros, mais 52,3% do que em junho e mais 15,1% do que em julho de 2019, antes da pandemia de covid-19.
GRA/RÁDIOILHÉU